Ilhabela, a ilha dos mosquitos
- 1643 Views
- joaquimnery
- 3 de março de 2022
- Brasil São Paulo Super Destaque
02 de novembro de 2021
De Paraty para Ilhabela
Estávamos em Paraty e pegamos a estrada que liga o Rio a Santos, em direção a Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Esse é um dos mais lindos trechos da BR 101. Passa por áreas de proteção ambiental e Parques Nacionais. O maior deles é o Parque Estadual da Serra do Mar, uma área preservada de Mata Atlântica, espremida entre a serra e o mar. Como prova da condição de preservação desse ambiente, encontramos um tucano pousado numa árvore na beira da estrada. Foi uma surpresa agradável.

A balsa em São Sebastião
De Paraty a Ilhabela são 150 Km, que fizemos em aproximadamente 4 horas, pois a estrada é cheia de curvas e precisamos dirigir bem devagar. O acesso a Ilhabela se dá pela cidade de São Sebastião. É lá que pegamos a balsa que atravessa o canal até a ilha. Não existe ponte ligando a ilha ao continente. É pela balsa que passam carros e pedestres. A única forma de acesso à ilha.

As balsas saem de meia em meia hora e levam aproximadamente 30 minutos de travessia. Quando chegamos não havia filas de espera, mas nem sempre é assim. As filas costumam ser grandes nos finais de semana e sobretudo nos feriadões, podendo levar horas de espera. Existe sistema de hora marcada para quem desejar. É mais caro, mas vale a pena para quem não quer pegar filas demoradas.

A Casa di Sirena
Atravessamos a balsa e seguimos direto para o excelente hotel Windham Ilhabela Casa di Sirena localizado na Praia do Veloso, no litoral sul, logo após a Praia do Curral, uma das mais famosas da ilha. A Praia do Veloso é pouco movimentada, possui um mar tranquilo, com uma estreita faixa de areia.

Planejando conhecer as praias
Seguimos direto para o restaurante do hotel a fim de fazer um lanche e tomar uns drinks para relaxar da viagem desde Paraty. Estávamos animados com as perspectivas da ilha. Alugamos uma lancha objetivando fazer uma volta à ilha no dia seguinte, essa é a melhor maneira de acessar as praias da parte leste, que são mais selvagens e desérticas. Muitas delas somente são acessíveis pelo mar, como a Praia do Bonete e a Praia de Castelhanos. Estão entre as mais bonitas de Ilhabela.

Os “borrachudos” da ilha
Foi aí no restaurante que tivemos contato pela primeira vez com os “borrachudos” de Ilhabela. Uma surpresa desagradável. Esses pequenos mosquitos estão por todos os lados da ilha e são terríveis. Quase invisíveis. Fomos atacados e aí começaram os momentos desagradáveis dessa nossa parada em Ilhabela.

Os mosquitos de Ilhabela são terríveis. Não sabíamos. Quando procuramos repelentes, já estávamos com marcas e processo alérgico nas pernas e pés. Decidimos ir para o quarto e só saímos à noite para jantar no próprio restaurante do hotel, onde houve um evento especial com um festival de Frutos do Mar, preparado pelo Chef Tonhão, famoso na culinária da ilha.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.