Uma “Road Trip” pela estrada Rio-Santos
- 1087 Views
- joaquimnery
- 29 de janeiro de 2022
- Brasil Rio de Janeiro Super Destaque
31 de outubro de 2021
Bordejando a Serra do Mar
Estávamos no Rio de Janeiro e começamos uma “Road Trip” pela estrada Rio-Santos, o trecho da BR 101, que costeia o litoral norte de São Paulo e oeste do Rio de Janeiro. São aproximadamente 550 km entre o Rio e Santos, por uma estrada panorâmica, considerada uma das mais bonitas do Brasil, passando por belas praias, mirantes espetaculares e áreas de florestas preservadas.

A rodovia serpenteia entre as montanhas da Serra do Mar e o litoral recortado dessa região. O “paredão” da Serra do Mar retém a umidade e faz desse pedaço do território brasileiro, um dos lugares mais chuvosos do país. Pela dificuldade de acesso, esse trecho da BR 101 passou muito tempo sem ser utilizado para grandes fluxos turísticos e as localidades foram preservadas. O fluxo de carros aumenta muito nos finais de semana e feriados, mas nos outros momentos é mais tranquilo.

Uma das surpresas que tivemos no caminho, foi encontrar um tucano pousado numa árvore na beira da estrada. O primeiro que vi solto na natureza.

O caminho para Paraty
A Rio-Santos passa por Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, São Sebastião, Maresias, Boiçucanga, Bertioga e Guarujá, dentre outras praias e balneários turísticos, antes de chegar a Santos. Na primeira parte da viagem, saímos do Rio de Janeiro e seguimos até Paraty, por 265 km. Na saída do Rio, a estrada se afasta do litoral por 60 km e daí segue por um caminho sinuoso até chegar a Paraty.

Pelas características da estrada, com curvas e trechos urbanos, fizemos o percurso em pouco mais de 4 horas. Não dá para cansar, pois as vistas são prazeirosas, sobretudo no trecho de Angra dos Reis até Paraty. Esse momento da estrada é muito bonito, com grandes paisagens a cada curva. O caminho é recortado por baías, penínsulas e enseadas. A vista da Ilha Grande à esquerda, acompanha uma boa parte do caminho.

A estrada Rio-Santos sozinha já vale a viagem. Pode ser percorrida em um dia, mas o ideal é reservar alguns, para aproveitar os lugares mais encantadores.

A Pousada Porto Imperial
Chegamos a Paraty no início da tarde e fomos direto para a excelente Pousada Porto Imperial, com uma localização privilegiada. Fica num dos grandes casarões coloniais de Paraty. É uma das poucas em que o carro chega na porta, pois existe um estacionamento em frente. Todas as suítes homenageiam mulheres que fizeram a diferença na história e na cultura do Brasil. Mulheres reais e de ficção, como D. Benta e Iracema.

Deixamos as malas na pousada e seguimos para circular pela cidade em busca de um bom restaurante. Missão não muito difícil em Paraty, que se destaca por uma culinária saborosa e de qualidade. Recebeu da UNESCO, o selo de Cidade Criativa da Gastronomia.

O Restaurante Pippo
Escolhemos por acaso, o Restaurante Pippo, da Pousada do Sandi, na rua principal do centro histórico. Um excelente italiano, com decoração e cozinha inspirada na culinária da Sicília, a terra do Chef Pippo. Tínhamos ido à Sicília há alguns anos e isso nos inspirou. Pedimos queijos, salames e um Spaghetti ao Vôngole, com um bom vinho italiano. Imperdível.

Continuamos a circular por Paraty à tarde, foram dois dias de muita chuva, o que prejudicou um pouco o passeio, mas de casa em casa, de loja em loja, aproveitamos a cidade da forma que deu. Fizemos belas fotos, tomando partido da chuva, das enxurradas e do tempo que tivemos por lá.

O Banana da Terra
À noite fomos jantar no mais famoso restaurante de Paraty, o Banana da Terra. Era impossível reservar uma mesa. A solução foi ir para a porta e esperar a nossa vez. Algo em torno de uma hora e meia, sendo que 30 minutos depois de começar a espera, na chuva, a recepcionista conseguiu dois banquinhos e uma mesinha e já começamos a aproveitar a noite com entradas e vinhos.

O Banana da Terra fica no centro histórico de Paraty, possui um cardápio bem específico que encanta os clientes. É comandado pela chef Ana Bueno, que adaptou pratos da culinária local adicionando novos conceitos e sofisticação.

Leia mais sobre esta viagem no post a seguir:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.