Parque das Aves e voo de helicóptero, algumas atrações em Foz do Iguaçu
- 919 Views
- joaquimnery
- 21 de novembro de 2021
- Brasil Paraná Super Destaque
19 de setembro de 2021
O Parque das Aves
Estávamos hospedados no Hotel das Cataratas e saímos para conhecer o Parque das Aves, localizado ao lado da portaria do Parque Nacional do Iguaçu. É um parque privado, implantado em 16 hectares de mata nativa, com aproximadamente 1500 animais de 140 espécies diferentes entre aves, répteis e mamíferos. Foi inaugurado em 1994, pelos britânicos Dennis e Anna Croukamp, que adquiriram a área e criaram o projeto.

O Parque das Aves funciona como um centro de estudos e preservação de aves e outras espécies da Mata Atlântica. Realiza reprodução em cativeiro e contribui com a preservação de espécies ameaçadas de extinção.

Possui 1300 metros de trilhas, que vão passando pelos diversos viveiros, gigantes, onde ficam as aves e os outros animais. Os visitantes são estimulados a observar as aves em ambientes que se assemelham em muito aos seus habitats naturais.

O primeiro ambiente que aparece no Parque das Aves é o viveiro dos flamingos. Até o início de novembro de 2021, existiam 176 flamingos no local. Estavam perfeitamente integrados ao ambiente do Parque. Visitamos o local no dia 19 de setembro. No dia 09 de novembro o espaço dos flamingos foi invadido por duas onças pintadas que vivem no Parque Nacional de Foz do Iguaçu. A invasão das onças provocou uma tragédia, pois 174 flamingos morreram, como consequência desse fato. A maioria absoluta deles veio a óbito pelo estresse provocado pela invasão das onças. O grupo de flamingos existia no Parque desde 1995, quando chegaram as primeiras 16 aves.

Dentre as atrações do Parque das Aves, destacam-se mutuns, guarás, garças, urubus-rei, harpias, papagaios, tucanos, araras, dentre outras espécies.

Uma visita ao Parque das Aves é imperdível, é hoje a segunda atração mais visitada da região de Foz do Iguaçu. Possui uma boa infraestrutura, com lanchonetes, banheiros e lojas de lembranças.

Um voo de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu
Saímos do Parque das Aves, atravessamos a pista em frente e chegamos ao hangar da Helisul Táxi Aéreo, que tem passeios de helicóptero para sobrevoar as Cataratas do Iguaçu.

Decidimos fazer o passeio, pois sabíamos que seria uma experiência única. A oportunidade de ver as magníficas Cataratas do Iguaçu, do alto. Somente de helicóptero é possível ter uma noção mais exata do gigantismo dessa maravilha da natureza.

O passeio tem uma duração de aproximadamente 10 minutos, mas é suficiente para viver fortes emoções. A visão da queda d’água da Garganta do Diabo, lá do alto, é impressionante.

O conjunto das Cataratas do Iguaçu foi eleito em 2011 como uma das Sete Maravilhas da Natureza, num concurso mundial realizado pela Fundação New 7 Wonders. É o maior complexo de quedas d’água, em extensão, que existe no mundo. São 275 cachoeiras dos mais variados tamanhos, com até 80 metros de altura, que se estendem numa área em forma de ferradura, com 2,7 km de extensão.

O Rio Iguaçú nasce no estado do Paraná e corre para o oeste, para fazer parte da bacia do Rio Paraná. Parte do seu curso, segue fazendo a fronteira entre o Brasil e a Argentina. Dezoito quilômetros antes da sua foz, ele fica largo, alcança mais de mil metros de margem a margem e finalmente despenca de um desnível de 80 metros, formando o conjunto das cataratas.

Após o voo de helicóptero, voltamos para o Hotel das Cataratas. À noite fomos jantar no Restaurante Ipê, do próprio hotel.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.