Porto de Galinhas, a praia é um charme, mas a vila não
- 3857 Views
- joaquimnery
- 26 de janeiro de 2014
- 4
- Brasil Destaques Pernambuco
Estive em Porto de Galinhas em dezembro de 2013 para a convenção nacional da TAM Viagens. Esta foi a terceira vez que estive por lá. A praia é maravilhosa, mas a vila deixa muito a desejar. É árida, sem vegetação, sem sombras, sem planejamento algum e sem charme.

Muitas lojas de artesanato de gosto duvidoso. De bom apenas as galinhas esculpidas de todas as maneiras, mas sobretudo em restos de troncos de coqueiros.

Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, a 70 km de Recife. O nome está relacionado ao fato de ter sido um antigo porto de atracação ilegal de navios negreiros, na época em que o transporte de escravos para o Brasil já estava proibido. A chegada dos escravos no porto era comunicada em Recife com a frase: “Tem galinha nova no Porto!”. Daí a denominação de Porto de Galinhas para a localidade.

Perto de Porto de Galinhas existe uma boa infraestrutura de hospedagens. Vários resorts. O mais famoso é o Nannai. Ficamos hospedados no Summerville, ao lado do Nannai, um bom resort, mas que está precisando de reforma e manutenção urgente.

O Summerville fica ao lado da espetacular Praia de Muro Alto, cercada por um extenso recife, a praia tem um banho de mar tranquilo, parece uma piscina extensa e calma.

No dia que tivemos livre, fui a Porto de Galinhas. Apesar da vila não ter charme algum, existem alguns bons restaurantes e a praia é maravilhosa. Possui recifes de corais por toda parte e com isso formam-se piscinas naturais, com águas mornas que podem ser visitadas.

Existem aí centenas de jangadas que levam os turistas e banhistas para as piscinas naturais que fizeram a fama de Porto de Galinhas, onde é possível fazer mergulho de snorkel com a possibilidade de nadar com peixinhos coloridos.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
joaquimnery
23 dez 2017Desculpe Cláudio. Lapso de texto. Vou corrigir agora. “Peixinhos coloridos”.
claudio
23 dez 2017Fiquei com duvida no ultimo paragrafo…. nadar com peixinhos artesanais… ?????
cleber jose gomes
16 ago 2015linda praia
flaviabraga
27 jan 2014Eu fui já tem 2 anos e fiquei apaixonada pela praia. Como carioca amo praia, mas não conte comigo com mar agitado.. então parai sem onda é tudo de bom. E a água.. delicia.
Me apaixonei.. e quero voltar