Colômbia, o segundo país mais populoso da América do Sul
- 1370 Views
- joaquimnery
- 18 de dezembro de 2022
- América Colômbia Super Destaque
04 de dezembro de 2022
Chegando à Colômbia
A Colômbia sempre foi um destino da América Latina desejado por nós. Decidimos fazer um roteiro de 8 dias entre Bogotá e Cartagena. Pegamos um voo da LATAM em Salvador e seguimos para Bogotá, com uma conexão em São Paulo. Foram 2 h e 20 minutos para São Paulo, 2 horas de conexão e mais 5h e 50 minutos até Bogotá. A viagem foi organizada pela Agência Via Alegria (www.viaalegria.com.br).

Colômbia, entre o Atlântico e o Pacífico
Fica no extremo norte da América do Sul, fazendo fronteira com a Venezuela, Brasil, Peru, Equador e Panamá. Possui um amplo litoral, sendo parte dele banhado pelo Mar do Caribe (no Oceano Atlântico) e parte pelo Oceano Pacífico. A Colômbia é o único país da América do Sul que possui duas frentes oceânicas, uma banhada pelo Atlântico e outra pelo Pacífico.

O terceiro maior país de língua espanhola
Possui mais de 50 milhões de habitantes o que lhe coloca na posição de segunda maior população da América do Sul, só perdendo para o Brasil e o terceiro maior país que tem a língua espanhola como oficial, só perdendo para o México e a Espanha.

A grande diversidade geográfica
O país é culturalmente muito diverso, com fortes influências dos povos indígenas originais, dos colonos espanhóis e dos africanos trazidos como escravos, além de imigrantes vindos de outros países da Europa. A geografia é também bastante variada, pois sofre forte influência da Cordilheira dos Andes, que domina boa parte do interior do país. Ao sul é dominado pela Floresta Amazônica e nos litorais do Atlântico e do Pacífico possui estreitas planícies costeiras.

O Vice-Reino de Nova Granada
Os espanhóis chegaram nessa parte norte da América do Sul em 1499 e rapidamente foram conquistando e colonizando os povos indígenas. Cerca de 90% da população nativa foi morta ou escravizada durante a criação do “Vice-Reino de Nova Granada”, formado pelo que é hoje o território da Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá e uma parte do noroeste do Brasil.

A Grã Colômbia
A independência do Vice-Reino da Nova Granada, do domínio espanhol, com o nome de Grã Colômbia, aconteceu em 1819. Por volta de 1830, a Grã Colômbia se fragmentou, com a separação do Equador e da Venezuela. Colômbia e Panamá criaram a República da Nova Granada. Em 1903 o Panamá se separou, sob pressão dos Estados Unidos, que cobrava participação financeira para a construção do Canal do Panamá.

O Hotel de La Ópera
Seguimos direto do aeroporto de Bogotá para o excelente Hotel de La Ópera, localizado no centro histórico da cidade. O hotel boutique fica num casarão lindamente restaurado. Possui uma arquitetura colonial com forte influência espanhola e marroquina. Os apartamentos são amplos e charmosos. É uma excelente alternativa para quem quer ficar hospedado no centro histórico de Bogotá e fazer muitas das atrações da cidade, a pé.

O restaurante El Mirador
Depois de um dia inteiro de viagem, decidimos jantar num dos restaurantes do hotel. O El Mirador, no andar superior, de onde se tem uma bela vista sobre os telhados dos casarões vizinhos. O restaurante é simples, mas a conveniência de estar nas dependências do hotel foi o fator de decisão.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.