O Castelinho Caracol em Canela
- 2658 Views
- joaquimnery
- 7 de abril de 2013
- Brasil Destaques Rio Grande do Sul
No caminho de volta a Canela, paramos no Castelinho Caracol, um dos pontos imperdíveis da estrada. Foi uma das primeiras residências do município de Canela, construída no início do século XX, toda em madeira, com sistema de encaixes e parafusos, sem uso de pregos, por imigrantes alemães.

Hoje, o Castelinho Caracol foi transformado em museu, onde cada cômodo nos mostra como era a vida no início do século na região. É uma boa volta ao passado e resgata a memória da ocupação inicial desse canto do Brasil.

Visitar o Castelinho Caracol é entrar no cotidiano da família no início do século. Tudo muito bem distribuído e preservado.

A cozinha é um dos cômodos que chama a atenção e é imperdível sentar em uma das mesas dispostas na sala de chá e provar a torta de maçã do Castelinho. Uma receita de família Franzen, que atravessou 5 gerações e continua encantando a todos. O Apfelstrudel (torta de maçã) possui um aroma encantador e um sabor único. Pode ser servido com nata ou com sorvete de creme.


Na saída, vale a pena passar na lojinha dentro do Castelinho. Existem lembranças criativas e únicas da região.

Nos entornos da residência dos Franzen, tudo está bem preservado e a áurea de museu continua, com mostras de equipamentos da antiga serraria, da oficina e dos equipamentos agrícolas do início do século.

E se você der sorte ainda vê Kiwi no pé.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.