O espetáculo das hortênsias na Serra Gaúcha
- 9006 Views
- joaquimnery
- 31 de março de 2013
- 9
- Brasil Destaques Rio Grande do Sul
Em nosso terceiro dia de visita a Gramado, decidimos descer a serra para o Vale dos Vinhedos. Um dos objetivos era observar o espetáculo das hortênsias, que nessa época do ano aparecem bastante floridas e exuberantes, na beira das estradas.

As hortênsias são arbustos que possuem uma floração exuberante e que foram introduzidos na Serra Gaúcha a partir do século XIX, por colonos alemães, na época da implantação de ferrovias na região. Plantadas nas encostas das estradas, as hortênsias ajudam a fixar o solo e diminuem a possibilidade de erosão.

Já tínhamos ido a Gramado outras vezes e nunca havíamos visto as hortênsias floridas. As flores se abrem em dezembro e permanecem exuberantes até fevereiro. Se apresentam nas cores azul, rosa, branca e lilás. As cores variam a depender dos nutrientes e do nível de acidez do solo.


Chegamos ao Vale dos Vinhedos onde passamos pelas cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves. No vale existem dezenas de vinícolas que hoje produzem vinhos cada vez melhores e de reconhecimento internacional. Paramos na vinícola Torcello, uma das menores da região, para uma degustação dos vinhos produzidos por aí.

Depois da Torcello seguimos para a Lídio Carraro, onde já tínhamos passado um ano antes. A Lídio Carraro é uma das mais premiadas vinícolas gaúchas.

Paramos em frente à vinícola Miolo e seguimos viagem até Carlos Barbosa onde visitamos a mega loja da Tramontina. A cidade vive em torno dessa famosa fábrica gaúcha.

Nesse blog temos outros posts sobre o Vale dos Vinhedos, como esse em destaque. http://umpouquinhodecadalugar.com/2011/08/01/vale-dos-vinhedos-os-vinhos-brasileiros-cada-vez-melhores/ .

Atrás da loja da Tramontina fica a excelente loja de queijos e salames “Fetina de Formaio”. Aí o visitante encontra produtos feitos de forma artesanal, mas o que chama a atenção é o atendimento e a degustação disponibilizada pela loja.

Subimos a serra de volta para Gramado e paramos num mirante espetacular: o “Ninho das Águias”. Ponto de salto para voo livre que tem uma vista maravilhosa de todo o vale.

No final da tarde estávamos de volta a Gramado.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (9)
Francinete castro
02 fev 2018Gramado é tudo de bom…sua paisagem exuberante , as hortências encanta qualquer um. Estive aí final de novembro e começo de dezembro ZX época apropriada para vê tudo de bom em Gramado. Em breve voltarei se Deus quiser
Anônimo
06 nov 2017Fui em gramado no fim de outubo de 2017, realmente lindo
joaquimnery
17 dez 2016Olá Aquilea,
As Hotências somente florecem no verão. A melhor época é de dezembro a março.
Joaquim Nery
Aquilea
16 dez 2016E qual o melhor período para visitar e ver as hortênsias
Anônimo
20 nov 2016Ainda quero viajar por estas estradas e conhecer o Rio Grande do Sul. Muitos brasileiros viajam para o exterior ao invés de conhecer as maravilhas q temos aqui e o Rio Grande do Sul, com certeza é uma destas obras de arte q a natureza e o homem construíram com uma bela harmonia!
Anônimo
09 jul 2015Amei ter estado em Gramado. É muito lindo , principalmente as hortências.
joaquimnery
22 jan 2015A Ortência é uma planta bem resistente, porém precisa de climas temperados para frios
Anônimo
22 jan 2015Fiquei maravilhada ao ver as ortensias em gramados.Gostaria de plantar, e ter um bom resultado.Qual a receita?
Claudia
20 nov 2014Tudo neste lugar é maravilhoso, lindo de se ver e aproveitar, as hortênsias são lindas. Sou apaixonada por essa cidade, gostei tanto que fui dois anos seguidos para o Natal Luz, visitei vinícolas, a fabrica da Tramontina, a casa de queijos, o trem Maria Fumaça.Amooo