Palácio da Boa Vista, uma bela surpresa em Campos do Jordão
- 2647 Views
- joaquimnery
- 30 de junho de 2015
- 1
- Brasil São Paulo
30 de maio de 2015
Saímos pela manhã para visitar algumas das atrações nos arredores de Campos do Jordão. Não tínhamos feito uma programação prévia, pois a viagem foi um pouco improvisada. Por recomendação do “concierge” do hotel, começamos pelo Alto da Boa Vista. O objetivo era encontrar um bom mirante de observação da Pedra do Baú.

No Alto da Boa Vista, paramos para conhecer o Palácio da Boa Vista, é a residência oficial de inverno do Governo de São Paulo. Na frente do Palácio existe a capela de São Pedro Apóstolo, erguida em concreto armado, sobre um único pilar, com paredes de vidro e cercada por espelhos d’água, com arquitetura supermoderna. O trabalho é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Chegamos lá às 10h. Não pretendíamos entrar no Palácio, mas as portas estavam sendo abertas naquele momento. Decidimos entrar. Tivemos uma excelente surpresa.

O Palácio foi construído entre 1938 a 1964. Foi sendo transformado em um importante centro de arte, com coleções adquiridas pelo Governo de São Paulo. A partir de 1970 passou a ser utilizado, também, para visitação pública, mas sem perder totalmente a função de residência de inverno.

Quando o governador não está no palácio, a visitação é mais ampla. Quando ele aparece, existem restrições, mas mesmo assim é possível visita-lo.

O Palácio abriga hoje um acervo de arte incrível, com ênfase nas obras dos modernistas brasileiros, com pinturas de Tarcila do Amaral, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Alfredo Volpi, Ismael Nery e Vicente do Rego Monteiro.

A visitação é sempre acompanhada por um guia do Palácio, o que enriquece bastante o passeio. Não se pode fotografar no interior do Palácio. É uma pena.

O AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO E O MUSEU FELÍCIA LEIRNER
Saímos do Palácio e subimos um pouco mais, até o Auditório Claudio Santoro, onde acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

O Auditório foi inaugurado em 1979, é o palco principal do maior evento de música erudita da América Latina, possui a capacidade de receber até 814 espectadores. Uma arquitetura moderna, com excelente tratamento acústico e um trabalho paisagístico nos entornos que valoriza bastante o teatro.

O Auditório é utilizado para apresentações musicais, dança, teatro, congressos, convenções, etc. O palco possui um fosso para orquestra e nos bastidores, amplos camarins, salas de ensaio e uma excelente área técnica.

Na frente do Auditório, existe uma bela exposição de arte a céu aberto, o Museu Felícia Leirner, uma escultora polonesa, que se mudou para o Brasil em 1927 e aqui viveu até a sua morte em 1996. Felícia Leirner tem uma obra espetacular e esculturas que estão expostas em vários museus do Mundo, mas é aqui em Campos do Jordão, onde viveu, que aparece a maior parte da sua obra.

O Parque de Esculturas Felícia Leirner possui uma área de 350 mil metros quadrados, foi criado em 1978 para reunir uma boa parte da sua obra. Reúne cerca de 90 peças esculpidas em materiais diversos: bronze, granito e cimento branco.

Lá do alto do Parque das Esculturas, temos uma bela vista da Pedra do Baú, um dos ícones da Serra da Mantiqueira, que pode ser visitada a partir de Campos do Jordão, ou apenas admirada de mais distante.

- Alfredo Volpi
- Alto da Boa Vista
- Anita Malfatti
- Auditório
- Auditório Claudio Santoro
- Campos do Jordão
- Capela de São Pedro Apóstolo
- Cândido Portinari
- Di Cavalcanti
- Felícia Leirner
- Festival de Inverno de Campos do Jordão
- Ismael Nery
- Museu Felícia Leirner
- Operários
- Palácio da Boa Vista
- Parque de Esculturas Felícia Leirner
- Paulo Mendes da Rocha
- Pedra do Baú
- São Paulo
- Serra da Mantiqueira
- Tarcila do Amaral
- Tenistas
- Vicente do Rego Monteiro
- Victor Brecheret
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Anônimo
02 jul 2015Realmenbte é muito lindo. Vc Nery saber expor atraves da fotografia os belos momentos de a objetiva de sua maquina observa Parabens!…