A Baía da Concha, em San Sebastián
- 538 Views
- joaquimnery
- 21 de agosto de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 17 de abril de 2022
A Baía da Concha
A principal área turística de San Sebastián é a Baía da Concha. É ela que dá forma ao balneário da costa do Mar Cantábrico. Fica entre dois grandes morros acidentados. O Monte Igueldo e o Monte Urgull. Começamos o dia fazendo uma visita ao Monte Igueldo. Subimos de táxi até a parte mais alta, de onde se tem as melhores vistas da Baía da Concha e de San Sebastián.

O Monte Igueldo
O Monte Igueldo fica a 181 metros de altura. Lá no alto foi construído o Parque de Diversões do Monte Igueldo, que atrai turistas e famílias de San Sebastián. O acesso pode se dar por teleférico, que parte da base do Monte. O Parque é antigo e tem uma aparência “retrô”. No alto da sua estrutura existe um farol, de onde se tem as melhores vistas da Baía da Concha. Ao subir as escadas que levam ao topo do farol, existem fotos antigas bem interessantes de San Sebastián.


O Monte Urgull
O Monte Urgull fica do outro lado da baía, atrás da Cidade Antiga e o acesso só é possível a pé, por uma trilha íngreme, que exige um certo esforço. No topo do monte existe um Cristo e as ruínas do Castelo de Santa Cruz da Mota.

O Restaurante La Perla
Descemos do Monte Igueldo pelo teleférico e seguimos andando por toda a extensão da Praia da Concha, acompanhada por um grande calçadão. Paramos no Restaurante La Perla, um belíssimo prédio em estilo Art Nouveau, no meio do calçadão, onde é possível comer pintxos, tomando um chopp gelado ou uma taça de um bom vinho espanhol.

A Praia da Concha
Na orla de San Sebastián havia uma multidão de banhistas aproveitando o primeiro feriadão do período de pós-confinamento. Ao longo de todo o calçadão existe uma excelente infraestrutura disponível para os banhistas, com banheiros, chuveiros, restaurantes etc. Ficamos por ali observando os artistas de rua e o comportamento das pessoas na praia. Famílias, cachorros, leituras, jogos etc.

A Praça da Constituição
Continuamos andando até a Cidade Velha, onde fica a maior concentração de restaurantes e bares de San Sebastián. Paramos na Praça da Constituição, no coração do Casco Antigo. Uma bela praça do século XIX, que ainda matem as varandas numeradas, para identificar os camarotes usados nos períodos das touradas, que eram feitas ao ar livre. A Praça da Constituição é a mais importante da cidade.

Frio intenso em San Sebastián
As touradas não acontecem mais ali, a praça, porém, ainda hospeda alguns dos principais eventos da cidade. O frio nos expulsou da cidade. Voltamos para o hotel e jantamos ali.

Leia mais em:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.