San Sebastián, o balneário mais elegante da Espanha
- 1285 Views
- joaquimnery
- 17 de agosto de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 16 de abril de 2022
San Sebastián (Donostia)
Chegamos em San Sebastián no início da tarde. Colocamos as malas no Hotel Amara Plaza e seguimos andando para o centro da cidade. San Sebastián, ou Donostia, em basco, é o balneário mais famoso e elegante da Espanha. Fica na costa nordeste do país, bem pertinho da fronteira com a Espanha, na área autônoma do País Basco. Possui aproximadamente 200 mil habitantes.

O verão da corte espanhola
Seguimos caminhando pelas avenidas largas que levam ao centro. A situação geográfica da cidade é privilegiada. Fica no centro da Baía da Concha com uma beleza plástica encantadora. O balneário era o local preferido pela corte espanhola, para as temporadas de verão, desde meados do século XIX. A presença da corte influenciou na arquitetura da cidade, que possui belos edifícios construídos desde essa época. Verdadeiros palacetes dos séculos XIX e XX. O luxo de San Sebastián sempre atraiu ricos e famosos da Europa.

A Catedral do Bom Pastor
Antes de chegar ao centro histórico, paramos na Catedral do Bom Pastor, uma igreja imponente final do século XIX, a maior de San Sebastián, com 1900 metros quadrados de área e uma torre de 75 metros de altura. A fachada está alinhada com a da Catedral de Santa Maria del Coro, a principal igreja de San Sebastián.

O Casco Antigo
Estávamos em plena Semana Santa e a cidade estava lotada. Uma multidão caminhava pelo centro histórico, “Casco Antigo”, apesar do frio intenso que fazia naqueles dias. Paramos na orla, na entrada do centro histórico para admirar a multidão e os artistas de rua que aproveitavam o grande fluxo de visitantes.

Gastronomia requintada e “pintxos”
Hoje a cidade é famosa também por ser um dos mais importantes centros gastronômicos da Europa. Existem vários restaurantes com três estrelas no guia Michelin, a pontuação máxima dessa publicação, que é a “bíblia” da gastronomia mundial. Além dos restaurantes especiais, San Sebastián é famosa pelos “pintxos”, as tapas dos bascos. Um dos programas especiais dos visitantes é passear pelo centro histórico e provar os “pintxos” das dezenas de restaurantes que existem por aí.

A Catedral de Santa Maria del Coro
Entramos no centro histórico e paramos para uma visita à Catedral de Santa Maria del Coro, na base da ladeira que leva ao Monte Urgull. Uma maravilhosa catedral barroca do século XVIII (1743). Um dos destaques fica para a fachada principal com nichos de grandes dimensões. Num deles apresenta a figura martirizada de São Sebastião.

A Igreja de São Vicente
Continuamos circulando pelo Casco Antigo e chegamos até a Igreja de São Vicente em estilo gótico basco, o templo mais antigo da cidade, do início do século XVI. A igreja fica escondida entre os becos do centro histórico.

Restaurantes do centro histórico
Escolhemos um dos restaurantes do centro histórico de San Sebastián para jantar e voltamos de táxi para o hotel, pois o frio era intenso e desencorajava a caminhada.

Leia mais em:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.