A história dos The Beatles, Parte II
- 1573 Views
- joaquimnery
- 9 de outubro de 2018
- Destaques Europa Inglaterra Reino Unido
05 de setembro de 2018
Na história dos Beatles, a chegada de Brian Epstein e George Martin para o grupo a partir de 1962, foi fundamental. Interferiram no estilo de vestir, no visual dos cabelos, no posicionamento do palco dos quatro garotos e ajudaram a construir um “produto” raro e especial.

Foi George Martin o responsável pela chegada de Ringo Starr à banda em agosto de 1962. A banda original, que chegou à gravadora tinha um outro baterista, o amigo Pete Best que foi com o grupo para a excursão de Hamburgo em 1960. George Martin não gostava do estilo e da técnica de Pete, e sugeriu trocá-lo por um baterista profissional mais experiente. John e Paul sugeriram o nome de Ringo, George Martin a princípio não aceitou, mas a insistência foi tanta que Ringo foi convidado a tocar chocalho no primeiro disco. A partir daí a persistência de Ringo, acabou por colocá-lo definitivamente na banda, já em 1962.

Ringo teve problemas de saúde na infância, o que lhe afastou da escola precocemente. Contraiu tuberculose com 13 anos e durante o tratamento, começou a aprender bateria e se tornou baterista da banda do hospital. Tocou em várias bandas e com isso chegou ao Cavern Club, como baterista da Rory Storm and The Hurricanes. Essa mesma banda seguiu com Ringo para Hamburgo, no verão de 1960, quando ele começou a fazer amizade com John, Paul e George. Ringo Starr foi o único integrante dos Beatles a usar nome artístico. O seu nome era Richard Starkey.

Brian Epstein e George Martin foram os grandes responsáveis pela explosão inicial dos Beatles e Brian ficou conhecido como “O Quinto Beatle”, mas a persistência e talento de John e Paul fizeram o trabalho artístico que encantou o mundo. George Harrison foi sempre o mais tímido do grupo, mas extremamente talentoso. A alcunha de Quinto Beatle, também foi atribuída a George Martin.

Com o sucesso explosivo dos Beatles foi necessário a saída deles de Liverpool, já no verão de 1963. Passaram a morar em Londres.

Em 1964 os Beatles lançaram o filme A Hard Days Night, traduzido no Brasil com o nome de Os Reis do Iê Iê Iê. Foi o primeiro filme da banda que veio junto com o lançamento de um disco com o mesmo nome. O filme mostrava o espírito de histeria que acompanhava a banda, no auge da Beatlemania, ajudou a divulgar a banda ainda mais e acabou sendo indicado para dois prêmios Oscar.

Ainda em 1964 os Beatles fizeram a primeira turnê explosiva aos Estados Unidos, conquistaram a América e mudaram para sempre a indústria do entretenimento.

Em agosto de 1967, os Beatles estavam em Bangor, no norte do país de Gales, numa espécie de retiro espiritual com o guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, quando receberam a notícia que Brian Epstein tinha morrido precocemente com uma overdose de drogas e com apenas 32 anos de idade. A morte Brian tirou o tapete dos Beatles e alguns problemas de relacionamento entre eles começaram a se agravar.

Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou publicamente o fim da banda e uma semana depois lançou o seu primeiro disco solo. O fim da banda teve provavelmente vários motivos, dentre eles, a morte de Brian Epstein, que sempre foi um pilar para o quarteto e o responsável maior pela promoção e popularidade da banda. A morte de Epstein deixou um vazio de liderança no grupo.

Com a ausência de Epstein, McCartney tentou assumir a liderança nas decisões administrativa e gerenciais da banda, mas bateu de frente com o resto do grupo.

Outro motivo importante foi a ascensão de George Harrison como compositor e um certo boicote que ele passou a sofrer da dupla Lennon e McCartney, que começou a se desentender. Cada um dos artistas passou a tocar projetos individuais e isso dificultava a criação conjunta.

A presença cada vez mais constante de Yoko Ono, a namorada de Lennon, nos estúdios de gravação dos Beatles e uma tentativa de influenciar no trabalho da banda, talvez tenha sido a gota d’água.

De 1963 a 1970, os Beatles produziram os seguintes álbuns:

Please Please Me – 1963
With The Beatles – 1963
A Hard Days Night – 1964
Beatles For Sale – 1964
Help – 1965
Rubber Soul – 1965
Revolver – 1966
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – 1967

Magical Mystery Tour – 1967
The Beatles – 1968
Yellow Submarine – 1969
Abbey Road – 1969
Let It Be – 1970
Saímos do Museu dos Beatles com a alma lavada e ainda mais encantados com a história dos quatro meninos de Liverpool. Caminhamos até a parte moderna da cidade e paramos para jantar no Restaurante Browns, uma cadeia especializada em steak. Na volta para o hotel, não resistimos e descemos mais uma vez no Cavern Club, para ver a energia da “Caverna” à noite, e mais uma vez nos emocionamos.

- A Hard Days Night
- Abbey Road
- Beatlemania
- Beatles
- Beatles For Sale
- Brian Epstein
- Cavern Club
- George
- George Harrison
- George Martin
- Help
- Inglaterra
- John
- Let It Be
- Liverpool
- Londres
- Maharishi Mahesh Yogi
- O Quinto Beatle
- Os Reis do Iê Iê Iê
- Paul
- Pete Best
- Please Please Me
- Reino Unido
- Restaurante Browns
- Revolver
- Richard Starkey
- Ringo
- Ringo Starr
- Rubber Soul
- Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
- The Beatles
- The Beatles Story
- The Cavern Club
- With The Beatles
- Yellow Submarine
- Yoko Ono
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.