Entrando na Escócia por Glasgow
- 1531 Views
- joaquimnery
- 12 de outubro de 2018
- Destaques Escócia Europa Reino Unido
06 de setembro de 2018
Saímos de Liverpool com a alma lavada e ainda mais encantados com a história dos Beatles. Pegamos um trem na estação Lime, com destino a Glasgow, na Escócia. O trem fez uma conexão na cidade de Preston, onde tivemos apenas 13 minutos para pular de um trem para o outro que nos levou direto para Glasgow.

Claro que isso gera uma tensão para nós que não estamos tão familiarizados com viagens de trem. Quando chegamos em Preston descobrimos que tudo é muito fácil. É só identificar a plataforma de saída do próximo trem e seguir direto para lá. A viagem é tranquila e passa por paisagens maravilhosas do norte da Inglaterra e sul da Escócia. Foram 3 horas e 20 minutos de viagem até Glasgow. Vale a pena.

Chegamos na Estação Central de Glasgow e verificamos pelo Google Maps que o nosso hotel ficava a 500 metros da estação. Marcamos no Waze e decidimos seguir andando, arrastando as malas. Era muito perto, mas existia uma ladeira e o aplicativo não mostra isso. O Waze fez uma pegadinha conosco e nos levou por um caminho errado. Começou a chover e passamos um pequeno sufoco. Tudo recompensado quando reencontramos o caminho e finalmente chegamos no bom Hotel Indigo. Um excelente 4 estrelas, com uma localização e atendimento espetacular.

Deixamos as malas no hotel e saímos para circular a pé pelo centro da cidade. Glasgow é a maior cidade da Escócia, um país semi-autônomo que faz parte do Reino Unido, juntamente com Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. A história da Escócia é marcada por longos períodos de disputas com a Inglaterra, contra quem viveu longas e sangrentas guerras na busca por uma independência que nunca aconteceu, isso lhe deu uma história e tradição bastante diversa da inglesa.

Hoje vivem numa situação política integrada onde a Escócia possui fronteiras, instituições políticas e leis próprias, porém mantem uma subordinação ao Parlamento inglês. Poderia ter se separado da Inglaterra em 2014, mas o referendo sobre essa questão optou pela continuação da unidade política. Essa história ainda não acabou. Quando houve a discussão sobre a saída do Reino Unido da União Europeia em 2016, a maioria da população do Reino Unido optou pela saída, mas a o povo escocês votou para continuar na União Europeia, ao contrário da população da Inglaterra e do País de Gales.

A Escócia fica ao norte da Ilha da Grã-Bretanha, dividindo essa região insular com Inglaterra e País de Gales. O país mantém a sua identidade, com leis, sistema educacional e uma administração própria, além de um Parlamento independente.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.