A Catedral de Speyer e a saga dos Judeus
- 2257 Views
- joaquimnery
- 13 de janeiro de 2013
- Alemanha Destaques Europa
De volta ao Cruzeiro pelo Reno no SS Antoinette, paramos na cidade medieval de Speyer ou Spira, uma das mais antigas da Alemanha. Seguimos a pé do porto até o centro, para visitarmos a maior atração da cidade. A Kaiserdom, a imensa Catedral De Speyer, a maior da Europa construída em estilo românico, sob ordens do Imperador Conrado II, a partir de 1030, que desejava construir a maior igreja do mundo ocidental.

Um dos fatos históricos mais relevantes envolvendo Speyer e a sua Catedral é que foi aqui que, em 1529, um grupo de príncipes e cidade imperiais, assinaram um manifesto contra as decisões da Igreja Católica implantadas no Édito de Worms. Foi assim que surgiu a expressão “protestantes” para designar a dissidência religiosa.

Circulamos pelas ruelas da cidade onde visitamos mais uma igreja em estilo barroco, com entalhes maravilhosos no altar principal.

A outra atração histórica e importante de Speyer, são as ruínas da antiga sinagoga judaica do século XI, a mais antiga da Europa, e da casa de banho para mulheres, o Mikwe. Speyer foi morada de uma das mais importantes comunidades judaicas europeias do período medieval.

Os judeus se instalaram aí, a partir de 1084, vindos da Itália e da França. Viveram em Speyer, momentos alternados de coexistência pacifica com as comunidades cristãs, porém os sentimentos anti-judeus eram fortes e por várias vezes foram expulsos da cidade e tiveram as suas casas e sinagoga destruídas.

Voltamos para o barco e à tarde seguimos numa excursão para a cidade de Heidelberg. Essa era a segunda vez que visitávamos Heidelberg, a primeira está relatada no post http://umpouquinhodecadalugar.com/2011/11/02/heidelberg-uma-das-cidades-mais-romanticas-da-alemanha/ , desse mesmo blog.

A cidade é linda e os destaques ficam para a Ponte Velha sobre o Rio Neckar, ligada à cidade pelo Portão Brückentor e para o magnífico Castelo de Heidelberg.

No Castelo visitamos o interessante Museu da Farmácia, o Deutsches Apothekenmuseum, com reprodução de farmácias do século XVIII e equipamento de alquimia. Ao final da tarde voltamos ao SS Antoinette para continuarmos o Cruzeiro pelo Rio Reno.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.