Koblenz, a esquina da Alemanha
- 3282 Views
- joaquimnery
- 16 de fevereiro de 2013
- 1
- Alemanha Destaques Europa
A primeira parada que tivemos na Garganta do Reno, desde que entramos na sequência dos castelos foi na cidade de Boppard, com um casario todo especial e tipicamente alemão.

Uma pequena e charmosa cidade nas margens do Reno, cujo principal destaque é a ruína do Porto Romano de Bodobrica e o conjunto formado pelas Termas Romanas.

Saímos de Boppard e voltamos ao cruzeiro pelo Reno no SS Antoinette. Mais uma vez a paisagem era dominada pelos castelos que se sucedem nas margens do rio. Passamos pelo incrível Castelo de Marksburg de 1117, que conheceríamos depois. O único do Reno que nunca sofreu danos.

Na sequência passamos também pelo Castelo de Stolzenfels, do século XIII, mas que foi reformado várias vezes e o modelo atual data do século XIX.
O Castelo de StolzenfelsFinalmente chegamos a Koblenz, a nossa última parada na sequência dos Castelos da Garganta do Reno. Koblenz fica numa posição estratégica, na confluência do Rio Mosela com o Rio Reno. Desde o Império Romano se tornou uma área disputada pela influência que tinha sobre o domínio dos dois rios. É conhecida como A Esquina Alemã, o Deutsches Eck.

A navegabilidade dos dois rios tornava essa região especialmente importante. A cidade de Koblenz fica exatamente na foz do Mosela e forma o encontro entre eles (Reno e Mosela). É uma cidade grande para os padrões alemães e que possui um comércio bastante movimentado em função dos rios.

Dentre os destaques, aparece exatamente na confluência dos rios, a enorme estátua equestre do imperador Guilherme I. Ao lado da estátua aparece o Ludwig Museum, instalado num prédio que pertencia à Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e que possui um acervo de arte moderna.

Esse monumento foi parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial, restando dele apenas um pedestal. Em 1993, a estátua do imperador foi reconstituída.

Pegamos o teleférico que atravessa o Reno e vai até o Forte na margem oposta. Essa é uma das maiores fortalezas do mundo. Está bastante preservada, pois foi uma área estratégica da defesa de baterias anti-aéreas alemãs da Segunda Guerra Mundial.

Lá de cima temos vistas incríveis de Koblenz e da Esquina Alemã.

Voltando a Koblenz, visitamos o Castelo Marksburg. O mais medieval dos Castelos que já conheci. À medida que vamos entrando pelo Castelo, a sensação é que estamos, de fato, na Idade Média.

Se fecharmos os olhos, temos a nítida sensação de ouvirmos os cavalos e os cavaleiros entrando pelos seus caminhos.

Esse é um dos principais sítios de Patrimônio Cultural da UNESCO.
- Alemanha
- Bodobrica
- Boppard
- Castelo Marksburg
- Castelo Stolzenfels
- Castelos do Reno
- Castelos Medievais
- Cavaleiros Teutônicos
- Deutsches Eck
- Esquina Alemã
- Fortaleza Ehrenbreistein
- Forte Ehrenbreistein
- Garganta do Reno
- Guilherme I
- Idade Média
- Koblenz
- Patrimônio Cultural
- Porto Romano
- Rio Mosela
- Rio Reno
- Segunda Guerra Mundial
- SS Antoinette
- Termas Romanas
- UNESCO
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Lidia Veloso
16 mar 2016Penso visitar esta zona brevemente. Gostei de ler toda a informação. Onde pegar o teleferico e qual o preço de ida e volta, pois tenciono usar carro. É facil arranjar estacionamento nas cidades mencionadas? Obrigada.