Nuremberg, a cidade que se esconde
- 3692 Views
- joaquimnery
- 4 de novembro de 2012
- 11
- Alemanha Destaques Europa
Chegamos a Nuremberg à noite, ficamos hospedados num hotel um pouco distante, numa cidade que possui aproximadamente 500.000 habitantes, porém decidimos sair para jantar no centro histórico. Fomos de taxi pois pretendíamos comemorar e aí não vale a pena dirigir. Encontramos uma cantina italiana para quebrar o galho.
Nuremberg é uma das mais importantes cidades históricas da Alemanha. Teve o auge do seu crescimento nos séculos XV e XVI, quando concentrou uma grande quantidade de artistas e intelectuais famosos e se tornou um dos maiores centros culturais da Alemanha.

No século XX, a cidade foi um grande centro de expansão do nazismo. Em Nuremberg aconteceram alguns dos principais comícios e desfiles do partido nazista. Depois da Segunda Guerra Mundial se tornou mais famosa ainda pois foi aqui que houve o julgamento dos líderes nazistas.

O centro histórico de Nuremberg é totalmente cercado por uma grande muralha medieval, acompanhada por um imenso fosso o que nos dá a clara nitidez do quanto a cidade era segura. Imensos portões, alguns ainda existentes davam acesso à parte interna de Nuremberg e eram utilizados como centro para a cobrança de impostos àqueles que traziam mercadorias para a cidade.

Um dos mais belos desses portões é o Frauentor. Entramos na cidade histórica por ele e logo no início surge uma bela vilazinha com ruelas estreitas e casinhas de madeira, transformadas em lojas de artesanato. A parte histórica contrasta com os prédios modernos que foram erguidos dentro dos muros e onde hoje concentram-se museus e prédios públicos. São construções de gosto duvidoso, até por estarem dentro de uma cidade murada e medieval.

A cidade histórica de Nuremberg é dividida ao meio pelo Rio Pegnitz. O portão de Frauentor fica na parte sul da cidade, chamada de Lorenzer Seite. Seguimos pela Konigstrasse, a rua principal da Lorenzer Seite. Logo à direita aparece a Igreja de Santa Marta, construída no século XIV no meio de casas antigas, difícil de encontrar. Procure por ela, vale a pena possui belíssimos vitrais góticos de 1390.

Seguindo a rua passamos pelo Mauthalle, um antigo celeiro construído no século XV e hoje transformado em loja de departamentos.

Na sequência passamos pela Igreja de São Lourenço, a mais importante construção dessa parte da cidade. A igreja também é gótica, o miolo central data do século XIII. Na frente da igreja a Praça de São Lourenço já possui uma série de barracas que criam uma obstrução à fachada da igreja.

É aí na Praça de São Lourenço que aparece a Fonte das Virtudes (Tugendbrunen), do século XVI, cujas águas banham os bustos das sete virtudes.

Continuando pela Konigstrasse seguimos em direção ao Rio Pegnitz. Quando atravessamos a ponte avistamos o belo edifício Heilig-Geist-Spital (Hospital do Espírito Santo). A sensação que temos é de que tudo em Nuremberg é difícil de se ver e de fotografar. A ponte, também estava obstruída por barracas. Comecei a desenvolver a ideia de que Nuremberg não gosta dos turistas e se esconde atrás de uma série de barracas desorganizadas e feias.

O Hospital do Espírito Santo é um dos maiores hospitais construídos na Idade Média. Parte do edifício se projeta sobre o rio. Foi área de tratamento e abrigo de leprosos. Hoje o Hospital abriga uma casa de repouso para idosos e um restaurante.
Seguimos adiante e agora na parte norte da cidade murada, que é denominada de Sebald. Ali perto do rio fica a praça Hauptmarkt. A chegada na praça, para nós foi uma decepção, pois ela possui algumas das principais atrações e Nuremberg, mas uma feira sem sentido, onde se vende de tudo, em barracas feias e desorganizadas, fica no meio da praça ocupando toda a sua extensão. Impossível fazer uma boa foto da igreja que emoldura o lugar.

Na Hauptmarkt, além das salsichas alemãs, o que faz a festa dos turistas é a Fonte Linda (Schoner Brunnem), uma fonte gótica do século XIV, que parece um obelisco, com 19m de altura. A fonte possui belos entalhes e é cercada por uma grade renascentista onde está o famoso “anel de ouro”, que os turistas precisam girar três vezes, para realizarem os seus desejos.

A fonte é adornada por imagens de filósofos evangelistas e patronos da igreja, além de príncipes eleitores e heróis cristãos e judaicos. Hoje em dia, a fonte que fica aí é uma réplica do século XX. Parte da fonte original pode ser encontrada no Museu Nacional Germânico.

Na Hauptmarkt fica a Frauenkirche, a igreja gótica do século XIV, encomendada pelo imperador Carlos IV. No relógio central da fachada da igreja, todos os dias ao meio-dia, sai uma procissão de príncipes rendendo homenagem ao imperador.

Começamos a subir a parte norte da cidade e logo em frente aparece o prédio renascentista da prefeitura (Rathaus), do século XIV e ampliado nos séculos seguintes.
Em frente ao Rathaus fica a Igreja de São Sebald, a mais antiga de Nuremberg, erguida no século XIII, em forma de basílica romana. Nessa igreja fica o túmulo de São Sebald e as relíquias do santo, por isso é lugar de peregrinação. Foi bastante danificada na Segunda Guerra Mundial, mas hoje já está totalmente restaurada.

No alto da colina, na parte norte da cidade murada, aparece o Kaiserburg. Um conjunto de três castelos que se destacam na paisagem. São Castelos medievais interligados, construídos a partir do século XI até o século XIII. Em parte dos castelos, hoje funciona um albergue.

Lá de cima temos uma bela vista de Nuremberg. Finalmente, a cidade que se esconde por trás das barracas, pode ser fotografada com liberdade.

Fizemos o caminho de volta e pudemos observar que Nuremberg estava viva e pujante. Era um domingo. Começamos o passeio pela manhã quando a cidade estava vazia. Quando voltamos do Castelo já tinha muita gente pelas ruas. O comércio estava aberto e artistas de rua começavam a animar a tarde. Pegamos o carro e seguimos viagem para Rotemburgo Ob Der Tauber, o nosso próximo destino.
- Alemanha
- Fonte das Virtudes
- Fonte Linda
- Frauenkirche
- Frauentor
- Hauptmarkt
- Heilig-Geist-Spital
- Hospital do Espírito Santo
- Idade Média
- Igreja de Santa Marta
- Igreja de São Lourenço
- Igreja de São Sebald
- Kaiserburg
- Konigstrasse
- Lorenzer Seite
- Mauthalle
- Nuremberg
- Partido Nazista
- Rathaus
- Rio Pegnitz
- Rotemburgo Ob Der tauber
- São Sebald
- Schoner Brunnem
- Segunda Guerra Mundial
- Túmulo de São Sebald
- Tugendbrunen
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (11)
joaquimnery
16 fev 2019Aproveite e conheça também Rotemburgo Or De Tauber, fica perto e é lindo!
https://umpouquinhodecadalugar.com/2019/02/07/a-rota-romantica-da-alemanha-2/
Aparecida D. Cunha
13 fev 2019Aparecida Maria Domingues da Cunha .
12 de fevereiro de 2019 as 22:30 – Florida – USA
Gostei muito de suas informações. Estou de viagem marcada pra o dia 3 de março.
E com certeza vão me ajudar bastante . As fotos estão lindas e perfeitas. Concordo com vc que essas barracas tiraram o encanto e beleza dos lugares. Teriam que ser isoladas pra preservadas esses patrimônios.
Quero parabeniza-lo pela brilhante reportagem.
Muito esclarecedora e didática. Obrigada!
virginia costa manzoni
26 ago 2018Excelente postagem. Estive lá recentemente e estava um inferno de tanta gente e barracas. Foi difícil tirar fotos decentes dos lugares tão lindos. Entendo perfeitamente o que quis dizer. Estive lá há 40 anos e fiquei assustada de ver tantos prédios modernos dentro da muralha.
joaquimnery
14 jun 2018Olá Karen,
Obrigado por participar e desculpe se não fui fiel à sua percepção, mas no dia que estive em Nuremberg, foi isso que vi. A feira que estava na praça central, um lugar lindo e charmoso, não era de produtos típicos da região. Era uma feira de utilitários, com produtos de plástico como: baldes, vassouras, etc. Talvez este não seja o local ideal para uma feira como essa, sobretudo para uma região que tem no turismo uma das suas principais fontes de emprego e renda.
Um abraço,
Joaquuim Nery.
Karen
13 jun 2018OLÁ! Respeito sua opinião, porém acho interessante estudar um pouco sobre a cultura local antes de criticar. As barracas da praça central são típicas da cidade, há muito tempo, porém de domingo a ingreja estará livre para você fazer sua foto perfeita.
Grande abraço.
Karen
rhane garcia-dangel
12 ago 2016Apesar da cidade se esconder um pouco atrás do comércio nas barracas, suas fotos ficaram muito boas. As informações foram muito úteis para mim. Estou tentando descobrir o que foi, originariamente, o prédio da atual Nürnberg Akademie, onde fiz meu curso intensivo de alemão. Como o nome do meu curso mesmo já diz, intensivo, ao ponto de eu não ter tido idéia e tempo de perguntar aos administradores do estabelecimento, a história por trás do prédio, muito antigo, conservado e bonito, por sinal!!!
Dakir L Duarte
27 maio 2015Tomar uma cerveja no Heilig spital (Casa do Espírito Santo) é um programa imperdível)
Anônimo
17 jul 2014Irei para lá em setembro. Será divertido girar o anel
bel
19 maio 2014parabéns viu!! sua viagem foi muito linda!!!!!!!!!!!!!!!!
Sílvio José dos Santos
25 out 2013Já visitei a cidade e foi uma das melhores estadias durante o tour na Europa. Uma ótima parada para descanso após os grandes centros. Jantar e happyhour no Alex, em frente a praça central. Girar o anel de ouro é obrigatório. E o pedido já foi atendido.
luademochila
04 nov 2012Linda a cidade. As fotos são de emocionar.