INNSBRUCK, A PRIMEIRA PARADA DA “ROAD TRIP” PELA EUROPA
- 1574 Views
- joaquimnery
- 1 de julho de 2017
- 2
- Áustria
11 de maio de 2017
Começamos a segunda etapa dessa nossa viagem pela Europa, organizada pela Agência Via Alegria. Na primeira etapa, fizemos o circuito das “Capitais Imperiais”, Viena, Budapeste e Praga, e finalizamos em Salzburgo na Áustria.

Na segunda etapa fizemos uma viagem de carro, de Salzburgo até Florença, na Itália, com o objetivo de “costurar” a Cordilheira dos Alpes. Atravessamos os Alpes por três vezes. Da Áustria para a Itália, da Itália para a Suíça e da Suíça para a Itália de volta.

Pegamos um carro na Hertz, no aeroporto de Salzburgo e seguimos em direção a Innsbruck, na Áustria. A melhor estrada passa pela Alemanha. Saímos da Áustria para a Alemanha, na região da Bavária e voltamos para a Áustria, num caminho que passa por vales entre montanhas alpinas.

A Cordilheira dos Alpes é um imenso conjunto de montanhas, que surgiu como consequência do choque entre as placas tectônicas da Europa e da África. Os Alpes se erguem majestosos no sul da Europa, criando uma barreira física entre o norte da Europa e as penínsulas da Itália e dos Balcãs.

A localização estratégica fez da Cordilheira dos Alpes, uma área de disputas históricas. A Cordilheira está dividida entre seis países: França, Alemanha, Itália, Suíça, Liechtenstein e Áustria.

O povo mais identificado com a Cordilheira dos Alpes, são os tiroleses, povos das montanhas que se dividem entre Áustria, Suíça e Itália, pastores transumantes, que movimentam as suas vacas, para cima e para baixo da montanha, seguindo a sequência das estações. Na complicada geopolítica europeia, os tiroleses se acham os donos dos Alpes e reivindicam a criação do Estado do Tirol, com partes dos territórios da Áustria, Suíça e Itália.

A nossa primeira parada após sairmos de Salzburgo, foi na cidade de Innsbruck, considerada a “capital” do Tirol. Innsbruck fica na região oeste da Áustria, no vale do Rio Inn, cercada por montanhas dos dois lados, num caminho estratégico entre Áustria, Alemanha, Itália e Suíca. A cidade é charmosa, cheia de atrativos e monumentos históricos especiais. Cortada pelo Rio Inn, possui cerca de 120 mil habitantes.

Como teríamos uma viagem longa, nesse primeiro dia, seguimos direto para o Centro Histórico de Innsbruck onde buscamos o famoso “Golden Roof” ou “Telhado de Ouro”, a maior atração turística da cidade. Não foi difícil encontrar.

O Telhado de Ouro fica na principal praça do Centro Histórico, cobre a sacada de um prédio do centro histórico de Innsbruck, que foi mandado construir pelo Imperador Maximiliano I, do Império Áustro-húngaro. É formado por um conjunto de cerca de 3 mil telhas de cobre, que brilham intensamente, sobretudo nos dias ensolarados, daí a denominação de Telhado de Ouro.

Innsbruck é um centro de esportes e lazer de inverno. O centro histórico é totalmente dedicado aos pedestres. Uma bela praça, cercada por edifícios seculares, alguns com fachadas decoradas, como o Edifício Helblinghaus, com fachada gótica, do século XV, que completa o charme do Telhado de Ouro.

Nos caminhos do centro histórico existem dezenas de restaurantes, bares, cafés e lojas de artesanato e lembranças de Innsbruck. Nos letreiros aparecem alguns brasões em ferro fundido, num estilo típico de Salzburgo.

Várias lojas vendem queijos, salames e presuntos das mais variadas origens de produção. Paramos numa delas e não resistimos em trazer para o Brasil alguns salames de javali e queijos especiais.

Seguimos até o Rio Inn, com as suas belas casas coloridas que são emolduradas pelas montanhas dos Alpes ao formam um dos cartões postais mais famosos da cidade.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Anônimo
03 jul 2017Excelentes pedacinhos de Mundo, que vou conhecendo graças à sua gentileza.
Muito obrigada.
Cumprimentos.
Adalberto Pedroso
01 jul 2017Perfeita descrição. Realmente Insbruck é uma cidade especial. Estação de ski dentro da cidade onde pude subir no Lift e curtir o visual.