Um Pouquinho de Cada Lugar, o livro, Pgs. de 30 a 53
- 1029 Views
- joaquimnery
- 13 de dezembro de 2015
- Alemanha Áustria Espanha Estados Unidos da América Inglaterra
O PARQUE NACIONAL YELLOWSTONE
Visitar o Parque Nacional Yellowstone está na agenda de todos os viajantes que buscam o turismo de aventura. O Yellowstone fica entre os estados de Wyoming, Montana e Idaho, na região centro-norte dos Estados Unidos, dividido entre as Montanhas Rochosas e as pradarias norte-americanas. Grandes manadas de bisões testemunham a vida selvagem no parque. É do Artist Point no Grand Canyon do Rio Yellowstone que se tem as melhores vistas da catarata Lower Fall. É um dos lugares mais fotografados do Parque.

A GRAND PRYSMATIC HOT SPRING
A Grand Prysmatic Hot Spring é a maior de todas as piscinas geotermais do Parque Yellowstone, possui uma água azul-turquesa e a borda com cores vivas, predominando o vermelho e o amarelo em vários tons, resultado da ação de bactérias sobre a rocha. A piscina é emoldurada pelas montanhas que formam a borda da cratera vulcânica do Yellowstone, dando mais imponência à paisagem.
O Parque Yellowstone está sobre uma enorme cratera de um vulcão adormecido, mas que pode acordar a qualquer momento.

P12 – “THE BEAN”
Uma das principais atrações do Millenium Park em Chicago é a “Cloud Gate”, escultura apelidada de “The Bean” (O Feijão), por causa da sua forma, projeto do escultor Anish Kapour que, na realidade, inspirou-se numa gota de mercúrio em estado líquido. Os reflexos do “The Bean” distorcem o panorama urbano de Chicago e permitem uma interatividade com o público que visita o Parque e se diverte com as formas assumidas pelas pessoas e pela paisagem. Nenhum visitante resiste a uma foto tirada sob a “Cloud Gate”.

A BARCELONA DE GAUDI
Gaudi deixou marcas urbanas em Barcelona que são verdadeiras obras de arte. A Casa Milá é mais conhecida como “La Pedrera”. Um edifício de oito andares com formas curvas, grades de ferro trabalhadas que lembram algas marinhas. E, no telhado, aparecem as chaminés em forma de guerreiros assustadores, que estão em destaque nesta página. São chamados de espanta-bruxas, um dos símbolos de Gaudi.
A Casa Bartló e o Parque Guell são outras construções – criadas por Gaudi – que encantam em Barcelona.

A “LONDON EYE”
O Rio Tâmisa é a principal artéria de Londres. Foi nas margens do Tâmisa que aconteceu a Revolução Industrial inglesa. Hoje, as indústrias desapareceram e deram lugar aos prédios modernos de escritório e condomínios residenciais. A London Eye, às margens do Tâmisa, é uma das principais atrações para aqueles que visitam a cidade. Lá do alto podemos ter uma bela vista do rio e tirar uma boa foto de algumas das principais atrações turísticas de Londres.

UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL
Já há algum tempo, quem visita Londres precisa conhecer Notting Hill em função do filme estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant.
A visita a Notting Hill é melhor se acontecer aos sábados, quando uma feira popular se instala na Portobello Road, uma das principais ruas do *bairro. Na feira da Portobello Road tem de tudo, barracas de artesanato, roupas, camisetas com frases criativas, frutas, verduras, CD’s, etc. Muitos artistas de rua animando os visitantes, turistas ou não.

O MEMORIAL DO HOLOCAUSTO
No coração da calma Berlim, fica o Memorial do Holocausto, ou Memorial aos Judeus Mortos na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. O memorial consiste em uma área com 19.000 metros quadrados, com 2.711 blocos de concreto com alturas variadas encravados numa praça no centro da cidade. Percorrer os labirintos entre os blocos de concreto possibilita intensos momentos de reflexão sobre os horrores da guerra.

A ROTA ROMÂNTICA DA ALEMANHA
A Rota Romântica da Alemanha é daquelas estradas cujos caminhos são mais importantes que o destino. Liga Würzburg a Füssen. Os lagos e campos da Baviera, com o seu relevo ondulado, dão o tom romântico à paisagem.
O ponto alto é a aldeia de Schwangau perto de Füssen, onde estão localizados os castelos de Hohenschwangau e o de Neuschwastein. A chegada a Schwangau é encantadora. Uma linda igrejinha no meio da pastagem cria uma imagem bucólica e marca a entrada para a região dos castelos.

A REGIÃO DO TIROL
A região do Tirol envolve trechos da Áustria, da Suíça e da Itália. O povo tirolês habita uma grande área nos Alpes. Tem uma intimidade com as montanhas sem igual. São pastores e alpinistas. Conduzem os seus rebanhos para o alto das montanhas no verão e para as áreas mais baixas no inverno.
Quando atravessamos o Tirol, passamos por vilas e cidadezinhas charmosas que se sucediam como um “rosário de contas”. Pegamos um dia especial, com uma luz excelente para fotografia. A paisagem ajudava bastante, e o nosso papel era apenas fazer o click.

OS PALÁCIOS DE POTSDAM
Potsdam é a capital do Brandemburgo. A maior atração da cidade é o Parque Sanssouci. O Parque é enorme e lindo, possui 287 ha e é um dos mais belos complexos de palácios da Europa. O Castelo Sanssouci, que deu nome ao Parque, foi usado como Palácio de Verão por Frederico, O Grande. Está localizado no alto de uma escadaria que sobe a partir de um complexo de fontes e esculturas, com grande simetria. Uma delas está em destaque nessa página.

- Alemanha
- Áustria
- Barcelona
- Berlim
- Chicago
- Fussen
- Gaudi
- Grand Prysmatic Hot Spring
- Hohenschwangau
- London Eye
- Londres
- Lower Fall
- Memorial do Holocausto
- Millenium Park
- Montanhas Rochosas
- Neuschwanstein
- Notting Hill
- Palácios de Potsdam
- Parque Guell
- Parque Nacional Yellowstone
- Parque Sanssouci
- Portobello Road
- Rio Tâmisa
- Rota Romântica
- Schwangau
- Tâmisa
- The Bean
- Tirol
- Um Pouquinho de Cada Lugar
- Yellowstone
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.