Hvar, a ilha greco-romana do Mar Adriático
- 374 Views
- joaquimnery
- 11 de novembro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
28 de agosto de 2023
Bike & Boat na Croácia – Terceiro dia
Esse foi o terceiro dia do programa Bike & Boat na Croácia. Éramos um grupo de 20 amigos da Bahia e mais alguns viajantes de Santa Catarina e de Goiânia. No dia anterior estávamos na ilha de Korcula e hoje deveríamos seguir para a Ilha de Vis, a previsão do tempo, porém, mudou drasticamente e chegou a notícia de que teríamos uma tempestade com ventos intensos. Como a Ilha de Vis fica num local de mar aberto, fora da proteção das outras ilhas que compõem o Arquipélago das Dalmácia, o Capitão do Avangard decidiu mudar o programa e seguir para uma rota mais abrigada.

Seguimos para a Ilha de Hvar
Mudamos a rota para a Ilha de Hvar, onde paramos num porto mais abrigado, na cidadezinha de Jelsa. Foram 4 horas de navegação até o porto de Jelsa. A Ilha de Hvar é considerada por muitos, como uma das mais bonitas das ilhas da Croácia e a mais ensolarada, além de um Patrimônio Histórico da UNESCO. É um destino de férias de verão para os europeus e um dos lugares mais visitados do país. Possui praias excelentes e boas opções gastronômicas. É a quarta maior e quarta mais populosa das ilhas da Croácia, com aproximadamente 11 mil habitantes.

Kika, viajando pelo Mundo
A Operadora Bike Expedition, que organizou a viagem, fez uma competição com o nosso grupo e todos os outros que eles tiveram no verão. O viajante que fizesse uma postagem no Instagram, marcasse a hashtag @bikeexpedionviagens ou #voudebikeexpedition e que tivesse o maior número de curtidas, ganharia uma viagem de bike para o próximo ano. Uma amiga que estava viajando pela @viaalegriaviagens , Kika Teixeira, criou um perfil de viagens, o @kika.viajandopelomundo e decidiu participar da brincadeira e organizou o passeio desse dia.

Uma homenagem ao Bloco Camaleão
Levou para a viagem, vários abadás do Bloco Camaleão (@blococamaleaooficial), do Carnaval de Salvador e fez desse dia, um pedal em homenagem ao Camaleão. O grupo entrou no clima e tivemos um dia especial e bastante divertido. Até os viajantes de Santa Catarina entraram no clima.

Stari Gradi
Foram 26 km de ida e volta até a localidade de Stari Gradi, uma vila super charmosa que foi colonizada pelos gregos, mas que teve forte influência dos romanos. A posição estratégica da Ilha de Hvar no Mar Adriático foi responsável por essa disputa entre gregos, romanos e mais tarde pelos venezianos. A colônia de Pharos foi fundada pelos gregos no século IV a.C., no local onde hoje fica Stari Gradi (cidade antiga, em croata). É uma das cidades mais antigas do Adriático. Hvar é uma forma derivativa de Pharos.

A maré alta em Stari Gradi
Quando chegamos a Stari Gradi, a cidade estava parcialmente invadida pela maré alta e as crianças se divertiam com a água tomando conta das praças e ruas.


Ruínas gregas e romanas
Ainda existem ruínas gregas e romanas em Stari Gradi. Além de construções da Idade Média. Toda essa riqueza histórica influencia o turismo na Ilha de Hvar há mais de cem anos.

Jelsa
Depois de explorar as ruelas de Stari Gradi, voltamos para Jelsa e depois de um banho revigorante decidimos caminhar pela enseada ao redor do porto, que estava lotado de embarcações que foram para lá a fim de se protegerem da tempestade de ventos.

O porto de Jelsa
A cidade de Jelsa fica no meio da Ilha de Hvar e divide com Stari Gradi as principais atrações da Ilha. Baías abrigadas, um mar de um azul estonteante e belas praias completam os atrativos da ilha. Jelsa é cercada por duas montanhas, que tivemos que desbravar no passeio de bike até Stari Gradi.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.