Degustando um Single Malte na Escócia
- 2183 Views
- joaquimnery
- 31 de outubro de 2018
- Destaques Escócia Europa Reino Unido
10 de setembro de 2018
O Highland Folk Museum é um museu ao ar livre que reproduz casas, escolas e outros equipamentos e edifícios das Terras Altas na Escócia. Algumas das casas mostram o estilo de vida dos highlanders ao longo do tempo.

O espaço é enorme, possui uma vila típica da Escócia antiga. O museu ficou famoso pois também serviu como set de filmagem para a série Outlander. Algumas das casas foram transportadas para o museu com todo o seu conteúdo interno.

Seguimos a viagem de Inverness em direção a Edimburgo e paramos para o almoço no grande outlet e mercado House of Bruar. É um excelente local para parada, possui um mercado espetacular onde se encontra de tudo que está relacionado com a Escócia e com as Terras Altas. Além do mercado, um grande shopping, com produtos locais e bons restaurantes. Quase todos os viajantes que passam pela estrada param na House of Bruar.

Após o almoço, seguimos para a destilaria Blair Athol, onde participamos de um tour guiado para conhecer os segredos da produção dos Single Malte escoceses. Esse é um programa obrigatório para quem visita a Escócia. A presença de muita água de excelente qualidade e a tradição escocesa na produção, foram fundamentais para que essa atividade fosse a cara do país.

O Whisky é feito com cevada, levedura e água. A cevada produz o malte que passa por processos de fermentação, destilação e maturação até a obtenção do produto final. A maturação pode se dar em um período mínimo de 3 anos, mas existem marcas especiais que maturam em 10, 15, 18 ou 21 anos. Algumas, especiais, podem maturar em até 50 anos, geralmente em barris de madeira como carvalho, cerejeira, etc..

Ao final do tour, fazemos uma degustação de alguns single maltes da Blair Athol. Essa destilaria destina a maior parte da sua produção para fornecer a outros fabricantes para a produção de blends, que são whiskies obtidos da mistura de vários maltes diferentes.

Compramos uma garrafa do Puro Malte Blair Athol, um single malte envelhecido por 12 anos em barril de Cerejeira Espanhola e que só é vendido na própria destilaria, em função da pequena produção.

Antes de chegar a Edimburgo, fizemos uma última parada no Midhope Castle, do século XV, que fica nos arredores da cidade, dentro de uma propriedade particular. O Castelo ficou famoso por ser um dos sets de filmagem da série Outlander. É o castelo de Jamie Fraser, um dos protagonistas da trama. Na série recebe o nome de Lallybroch. A parte interna do castelo está abandonada e não foi utilizada nas filmagens.

Finalmente, no final da tarde chegamos a Edimburgo através do estuário do Rio Forth, que fica a 14 km da cidade. Sobre o estuário aparece uma ponte ferroviária espetacular construída no final do século XIX, em 1890. Foi a maior ponte de aço já feita no mundo até então, com 2,5 km de comprimento.

Chegamos a Edimburgo e fomos direto para o nosso hotel, o Radisson Blu de Edimburgo, localizado no centro histórico da cidade, a 300 metros do Castelo de Edimburgo. A localização e o serviço do hotel são espetaculares. Jantamos num bom restaurante em frente, o Whiski bar and restaurant, tipicamente escocês, onde provamos o haggis, um prato tradicional da Escócia, feito com bucho de cordeiro recheado com vísceras, acompanhado de um bom vinho.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.