Dubrovnik, o principal destino turístico da Croácia
- 733 Views
- joaquimnery
- 23 de outubro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
24 de agosto de 2023
De Split para Dubrovnik
Estávamos viajando pela costa sul da Croácia, na região da Dalmácia. Saímos de Split para Dubrovnik, numa estrada que vai costeando as montanhas da Cordilheira dos Balcãs, espremida entre os vales e o mar. São 232 km entre Split e Dubrovnik, que fizemos em aproximadamente 3 horas de viagem, pelas belas estradas da Croácia.

Os vales férteis da Croácia
Paramos em alguns mirantes na beira da estrada para contemplação dos vales férteis dessa região ao sul da Croácia, com grandes plantações de uvas e vinícolas importantes. A Croácia é um grande produtor de vinhos. Ao longo desse caminho, a costa da Croácia é interrompida por uma pequena faixa territorial da Bósnia e Herzegovina. Hoje não é mais necessário entrar no território da Bósnia, pois a Ponte Peljesac faz a ligação entre dois territórios croatas e desvia do território bósnio, chegando a Neum e seguindo para Dubrovnik, no extremo sul da Croácia.

Barracas de frutas na beira da estrada
É também uma área agrícola privilegiada, com plantações de hortifrutigranjeiros. Na beira da estrada existem muitas paradas com barracas de frutas para atender aos viajantes.

O Hotel Lero
Chegamos em Dubrovnik e fomos direto para o bom Hotel Lero, localizado a 2 km do portão principal da cidade murada. Depois de fazer o check in no hotel, seguimos para a locadora Last Minute Rent a Car para devolver o carro que tínhamos alugado.

A Pérola do Adriático
Dubrovnik é o principal destino turístico da Croácia e um dos mais procurados do verão europeu. A beleza natural e o casario medieval, formam um conjunto impressionante e encantador. A cidade é conhecida como a “Pérola do Adriático”. Se tornou mais desejada ainda após as gravações da série Game Of Thrones da HBO, que escolheu Dubrovnik como principal cenário para muitas das suas cenas épicas. A cidade é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Possui pouco mais de 42 mil habitantes.

Rivalizando com Veneza
Durante a Idade Média, Dubrovnik foi a capital da República de Ragusa e uma das mais importantes Cidades-estados do Mediterrâneo, chegando a rivalizar com Veneza, na disputa pelo comércio marítimo na região.

As muralhas de Dubrovnik
Seguimos direto para a cidade murada para aproveitar o final de tarde. A Dubrovnik antiga é a mais importante cidade totalmente murada do mundo. As muralhas são impressionantes, somam cerca de 2km de paredões, bem conservados, cercada de fossos e que em algumas áreas chegam a 6m de largura. Foram erguidos no século XVI. Essa é a principal atração turística do lugar.

A Stradum
Passeamos pelas ruas da Dubrovnik antiga. A avenida principal chama-se Stradum, ou Placa, que divide essa parte da cidade ao meio. Uma linda rua de pedestres cheia de galerias de arte e lojas de lembranças e artesanatos da Croácia . Ela segue desde o portão principal de entrada, o Pile Gate, até o Ploce Gate, o portão que dá acesso ao porto antigo. A Stradum fica lotada de turistas e locais, sobretudo nas tardes quentes de verão.

O Pile Gate
O Pile Gate é o portão oeste e a entrada principal que leva ao coração da cidade antiga cercada pelas grandes muralhas.

A Fonte de Onofrio
Logo no início da Stradum fica a Fonte de Onofrio, construída em 1438, um dos símbolos de Dubrovnik e que ainda hoje, mata a sede e refresca os visitantes. Faz parte de um importante sistema de engenharia que trás águas das montanhas para abastecer a cidade.

O Palácio Sponza
No final das Stradum fica o Palácio Sponza, do século XVI, com um belo pátio interno em estilo gótico e a Igreja de São Brás, o padroeiro de Dubrovnik.

O Porto Velho
Chegamos até o Porto Velho, na extremidade oposta ao Pile Gate. O porto, que já foi o principal acesso, hoje fica cheio de barcos de pequeno porte. Muitos deles fazem serviços turísticos. Pegamos um desses barcos para fazer um passeio nos entornos da cidade, de onde temos uma bela vista das muralhas de Dubrovnik, sob outra perspectiva.

A Ilha Lokrum
Circulamos pela orla da muralha e fomos até a Ilha Lokrum, em frente às muralhas e que ficou famosa por ter sido um importante ponto de filmagens de Game Of Thrones. Num dos lados da ilha existe uma gruta acessível apenas por mar, que é utilizada como ponto de parada pelos passeios turísticos de caiaque que saem de Dubrovnik.

O passeio de barco
O passeio de barco também nos proporcionou um belíssimo pôr-do-sol. Na volta, paramos para jantar num dos restaurantes ao lado do Porto Velho, em frente ao mar.

Leia mais:
- Balcãs
- Bósnia e Herzegovina
- Croácia
- Dalmácia
- Dubrovnik
- Europa
- Fonte de Onofrio
- Game Of Thrones
- HBO
- Hotel Lero
- Idade Média
- Igreja de São Brás
- Ilha Lokrum
- Palácio Sponza
- Patrimônio Mundial
- Pérola do Adriático
- Pile Gate
- Ploce Gate
- Porto Velho
- República de Ragusa
- Stradum
- The Last Minute Rent a Car
- Um Pouquinho de Cada Lugar
- UNESCO
- Via Alegria
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.