O CASTELO URQUHART E O MONSTRO DO LAGO NESS
- 5850 Views
- joaquimnery
- 22 de outubro de 2018
- Escócia Europa Reino Unido
09 de setembro de 2018
Inverness é a capital das Terras Altas, possui aproximadamente 60 mil habitantes e é o principal ponto de partida para conhecer essa região do norte da Escócia. Fica na ponta norte do Lago Ness, ao qual está ligado pelo Canal Caledonian, que escoa a água do lago.

A cidade é dominada por um grande castelo vitoriano no alto de uma colina, onde funcionam alguns organismos públicos como o Tribunal de Justiça.

A rua principal, é a Church Street, com muitas lojas, lanchonetes, hotéis e outros serviços. Dentre as lojas da Church Street, destacam-se as que vendem produtos próprios da Escócia como os tartãs, aqueles tecidos com padrão xadrez que identifica os Clãs das Highlands, cada Clã tem uma padronagem própria. Nessas lojas também são vendidos os kilts, aquelas “saias” que os homens escoceses usam.

Saímos de Inverness com o guia Sidnei da Via Escócia Tour para um giro nas Highlands. Pelo planejamento original iríamos até a Ilha Skye, mas desistimos porque estava chovendo muito. Optamos por um outro trajeto sugerido pelo Sidnei. A primeira parada foi no maravilhoso Castelo Eilean Donan que ainda hoje pertence ao Clã dos MacRae.

O castelo foi construído numa pequena ilha próximo à borda do Lago Duich e no caminho que leva à Ilha Skye. Foi construído no século XIII como uma fortaleza para o Clã MacKenzie e posteriormente foi herdado pelo Clã MacRae, a partir do século XVI, que até hoje ocupa o castelo.

O castelo foi restaurado no século XX por um dos herdeiros dos MacRae e hoje funciona como museu. Na parte interna é possível ver parte do mobiliário e utensílios originais que a família mantém preservado. Os MacRae usam o castelo para festas familiares como casamentos e outras comemorações.

Após visitar o castelo seguimos adiante, passando pelas áreas verdes das Terras Altas, até chegar de volta ao Lago Ness. Paramos para visitar as ruínas do Castelo Urquhart, cuja história remonta do século XIII e é uma das atrações mais visitadas da Escócia, ficando atrás apenas dos castelos de Edimburgo e de Stirling.

O maravilhoso castelo possui uma localização privilegiada, fica num promontório, na margem oeste do Lago Ness (Loch Ness), de onde conseguia controlar toda a navegação através do lago. Já foi o maior castelo da Escócia, foi destruído em 1692 pelos próprios ingleses, que ocupavam o castelo, para evitar que ele fosse conquistado pelos jacobitas que vinham do norte. Os jacobitas lutavam pela volta dos Stuart ao domínio da coroa britânica.

Do alto da colina do Castelo existe uma bela vista do Lago Ness. Estávamos com sorte e tivemos um belo dia de sol a partir do momento que nos aproximamos do Castelo Urquhart. Devido à sua localização privilegiada, o castelo foi ocupado por vários proprietários ao longo da sua história. Várias batalhas foram travadas aí.

O enigmático Lago Ness com as suas águas de um azul profundo, está logo ali em frente. É um lago de origem glacial, bastante profundo, extenso e estreito. Ficamos parados por um tempo para arriscar a sorte de ver o famoso monstro do Lago Ness, também conhecido simplesmente como Nessie. Existem inúmeros relatos históricos de testemunhos que afirmam já terem visto o famoso monstro, que é sempre descrito como um imenso lagarto ou serpente aquática de aparência pré-histórica.

A primeira descrição do monstro vem dos relatos de São Columba, um santo irlandês que viveu por essas bandas da Escócia e que afirmou ter salvo um picto, morador primitivo das Highlands, das garras do monstro em 565 d.C. Desde São Columba até os dias atuais já existiram dezenas de relatos de pessoas que afirmaram terem visto o monstro, já existiram inclusive expedições submarinas para tentar encontrar o bicho.

Ali perto do Castelo Urquhart existe um centro de exibição e museu sobre o Monstro do Lago Ness. Do lado de fora do centro de exibição pode-se ver um submarino amarelo que foi utilizado numa dessas explorações em busca de Nessie. O bom mesmo é a lojinha com várias lembranças do Lago Ness e das suas fantasias.

Voltamos para Inverness no final da tarde, a tempo de circular um pouco pela cidade. Ficamos impactados pela presença de alguns jovens embriagados pelas ruas. Na caminhada escolhemos um restaurante e demos sorte, jantamos no excelente Restaurante White House.

- Canal Caledonian
- Castelo de Inverness
- Castelo Eilean Donan
- Castelo Urquhart
- Church Street
- Clã dos MacRae
- Clã MacKenzie
- Clãs
- Escócia
- Highland's
- Inverness
- Jacobitas
- Kilt
- Lago Duich
- Lago Ness
- Loch Ness
- Lowlands
- Monstro do Lago Ness
- Nessie
- Reino Unido
- Restaurante White House
- São Columba
- Tartãs
- Terras Altas
- Terras Baixas
- Via Escócia Tour
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.