Um roteiro com a Via Alegria pelo Reino Unido e Irlanda
- 3588 Views
- joaquimnery
- 23 de setembro de 2018
- 1
- Destaques Escócia Europa Inglaterra Irlanda Reino Unido
01 de setembro de 2018
Dessa vez a viagem que fizemos foi para conhecer uma boa parte do conjunto das Ilhas Britânicas. Fizemos o roteiro com a Agência Via Alegria e o foco principal foi Escócia e Irlanda. Aproveitamos para incluir no roteiro alguns destinos necessários e que ainda não conhecíamos na Inglaterra, como o complexo arqueológico de Stonehenge e a cidade de Liverpool. Saímos de Salvador para Londres pela TAP, num voo com escala em Lisboa.

O roteiro completo ficou assim:
- 2 noites em Londres, onde fizemos um tour para Stonehenge e ainda tivemos uma visita ao Castelo e cidade de Windsor, e na sequência à cidade de Bath, no sudoeste da Ilha da Grã-Bretanha.
- 2 noites em Liverpool
- 2 noites em Glasgow, na Escócia
- 2 noites em Inverness, no coração das Highlands, na Escócia
- 3 noites em Edimburgo, a capital da Escócia
- 2 noites em Killarney, no sudoeste da Irlanda
- 2 noites em Galway, na Irlanda
- 2 noites em Dublin, a capital da Irlanda
- 3 noites em Londres

Antes de começar os posts sobre essa viagem é importante relembrar alguns conceitos da geopolítica local. O Reino Unido é formado por quatro regiões semi-autônomas, que em alguns organismos internacionais têm status de países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A história dessas quatro regiões é marcada por longos períodos de disputas e desuniões.

A Escócia viveu longas e sangrentas guerras contra a Inglaterra, na busca por uma independência que nunca aconteceu, isso lhe deu uma história e tradição bastante diversa da inglesa. Hoje vivem numa situação política integrada onde a Escócia possui fronteiras próprias, instituições políticas próprias, leis próprias, porém existe uma subordinação ao Parlamento inglês.

A Escócia poderia ter se separado da Inglaterra em 2014, mas o referendo sobre essa questão optou pela continuação da unidade política. Essa história ainda não acabou. Quando houve a discussão sobre a saída do Reino Unido da União Europeia em 2016, a maioria da população optou pela saída, mas a o povo escocês votou para continuar na União Europeia, ao contrário da população da Inglaterra e do País de Gales.

Três dessas regiões compõem a Ilha da Grã-Bretanha: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Na Escócia e no País de Gales, falam-se outros idiomas além do inglês. Os idiomas locais são incentivados nas placas de sinalização, programas de TV e nas escolas.

A Irlanda do Norte, divide com a Irlanda do Sul, ou Eire, a Ilha da Irlanda. A Irlanda foi uma colônia inglesa em boa parte da sua história. Viveu fortes lutas pela sua independência que só aconteceu após a Primeira Guerra Mundial. A ponta nordeste da Ilha da Irlanda tinha uma maioria de população inglesa e praticantes da religião anglicana. Fez parte do acordo que essa porção permanecesse ligada a Inglaterra como território da Irlanda do Norte.

As duas grandes ilhas, além de centenas de outras menores, formam o conjunto chamado de Ilhas Britânicas. É complicado para nós e para eles muito mais. O caráter insular das ilhas britânicas sempre foi uma situação estratégica de defesa. Desde o século XI, as ilhas não são invadidas por nenhum povo externo. Todas as disputas políticas e territoriais São internas.


Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
neusa maria ribeiro de lima
24 set 2018Pretendo fazer uma viagem pra ilha de Malu.
Vc tem dicas pra me dar?
Obrigada