A Colina de Montmartre e a Praça da Bastilha
- 1947 Views
- joaquimnery
- 24 de junho de 2013
- 1
- Destaques Europa França
As maiores atrações de Paris ficam próximas umas das outras e nos entornos da Île de la Cité, Champs-Elyssées, Invalides, etc. Fora desse circuito, porém está um dos lugares mais visitados da cidade; o bairro de Montmartre e a Basílica de Sacré-Coeur.

O bairro e a sua basílica famosa ficam no alto de uma colina de onde temos uma das melhores vistas de Paris. A colina de Montmartre sempre foi procurada por artistas e boêmios que completam o charme dessa região e retrataram as suas ruas e cotidiano, em pinturas, poesias, músicas e outras manifestações artísticas.

Nas ladeiras de Montmartre existem centenas de lojas de artesanato, objetos de arte e decoração, voltados para os turistas que visitam o lugar. Na pracinha principal do bairro boêmio, cercada de bares, cafés e restaurantes, os artistas de rua ganham a vida vendendo pinturas, fazendo retratos de turistas, sempre com excelente qualidade.

A colina de Montmartre era um lugar de culto desde o tempo dos gauleses. O seu nome, provavelmente se deve aos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos por aí por volta do ano 250 d.c.

O bairro ficou ligado a Paris a partir de 1860 e desde então se transformou num ponto de encontro de artistas e intelectuais, famoso por uma animada vida noturna, frequentado por artistas como: Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e TouLouse-Loutrec. Essa fama era complementada pela presença do cabaré Molin Rouge na base da colina. Uma das maneiras de chegarmos até a Basílica de Sacré-Coeur, é subindo um plano inclinado que está integrado ao sistema de metrô de Paris.

A Basílica de Sacré-Coeur (Sagrado Coração), com arquitetura em cruz e em estilo românico, fica na parte mais alta da colina e da cidade. É o símbolo maior do bairro. Construída em mármore branco, possui uma grande escadaria na parte frontal, onde se reúnem artistas e namorados que fazem serenata a qualquer hora do dia.

Ao final do dia fomos jantar no famoso restaurante tailandês Blue Elephante, uma cadeia que está presente em algumas das mais famosas cidades do mundo. O Blue Elephante de Paris fica no Bairro da Bastilha, local onde existiu a famosa prisão de Paris que foi tomada pelo povo na Revolução Francesa em 14 de julho de 1789 e posteriormente destruída. A Prisão da Bastilha não existe mais.

Hoje, no centro da praça existe a Coluna de Julho, erguida em homenagem à revolução e julho de 1830. Aí na praça está localizada a Ópera da Bastilha, um dos principais teatros e local de concertos da cidade. É normalmente aí na Praça da Bastilha que se iniciam as principais manifestações sociais e políticas de Paris.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Paris a pé em quatro dias | Blog da Jacquet
15 abr 2014[…] http://umpouquinhodecadalugar.com/2013/06/24/a-colina-de-montmartre-e-a-praca-da-bastilha/ […]