A maravilhosa Sainte Chapelle e a Conciergerie
- 2093 Views
- joaquimnery
- 26 de junho de 2013
- 2
- Destaques Europa França
Seguimos andando a partir da Catedral de Notre Dame em direção à Sainte Chapelle, que fica ali bem perto, ainda na Ilha de la Cité, no interior do Palácio da Justiça, antigo Palácio Real.

A capela em estilo gótico é aclamada como uma das maiores obras de arte e arquitetura do mundo ocidental. Foi construída no século XIII por Luís IX, fervoroso cristão, cuja devoção e piedade foi reconhecida com a canonização, a partir da qual passou a ser chamado de São Luís. A construção foi rápida, de 1246 a 1248. Após a sua construção, Luís IX decidiu santificar a capela, adquirindo relíquias para transformá-la em local de peregrinação.

As relíquias foram adquiridas em Constantinopla, nas mãos do Imperador Balduíno II, durante uma das cruzadas que Luís IX organizou. Luís IX pagou 135.000 libras pelas duas relíquias: A Coroa de Espinhos que Jesus Cristo usava quando foi crucificado e um pedaço da Vera Cruz, hoje localizados na Catedral de Notre Dame.

O curioso é que a construção da capela custou 45.000 libras, três vezes menos que o valor pago pelas relíquias. O alto preço pago pelas relíquias não era apenas uma dedicação religiosa de Luís IX, era também uma demonstração de poder que colocou Paris na rota das peregrinações e aumentava a importância da cidade.

A Sainte Chapelle consiste em duas capelas sobrepostas, a inferior, menos pomposa, era reservada aos funcionários e moradores do Palácio, a superior, magnificamente decorada, era para a Família Real. Os peregrinos da Idade Média a definiam como: “Um portão para o céu”. A Capela superior encanta pelos maravilhosos vitrais separados por colunas muito finas, que possuem 15 metros de altura e que representam mais de mil cenas bíblicas.

Quem quer acompanhar as histórias dos vitrais deve começar pela esquerda, perto da entrada, no sentido do relógio e assim reconstruir as escrituras desde a Gênese até a Crucificação e o Apocalipse. O teto, belíssimo, é pontilhado de estrelas.


Saímos da Saint Chapelle e passamos pela frente da Conciergerie, um dos mais belos prédios de Paris na Ilha de la Cité. A Conciergerie faz parte do Palácio da Justiça e serviu como prisão do século XIV até o início do século XX. Durante a Revolução Francesa ela ficou lotada, com mais de 4 mil prisioneiros, entre eles, Maria Antonieta, que ficou aí, numa pequena cela até o dia da sua execução em 1793.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
05 nov 2013Olá Daniella,
Tenho algumas imagens sim. Vou tentar selecionar algumas. Me mande o seu e-mail.
daniellaudari (@daniellaudari)
04 nov 2013Joaquim Tudo jóia?
estou me divertindo no blog, muito bacana
me permite um pedido?
você teria mais imagens da Sainte Chapelle principalmente dos vitrais?
parabéns pelo blog
abs