O Centro Georges Pompidou e a Gallerie Lafayette
- 1187 Views
- joaquimnery
- 27 de junho de 2013
- Destaques Europa França
Saímos da Ilha de La Cité e seguimos em direção ao bairro de Beaubourg na Rive Droite, uma das áreas mais agitadas de Paris. No caminho passamos pela movimentada rua Boulevard Sebastopol e em frente à imponente Torre Saint Jacques de 1523. A torre é tudo que resta de uma antiga igreja medieval que reunia peregrinos antes de seguir para Santiago de Compostela. O edifício foi destruído pelos revolucionários em 1797.

Seguimos adiante em direção ao Centro Georges Pompidou, é um centro nacional de arte e cultura. Um dos edifícios mais pitorescos da cidade, construído em 1977 e projetado pelos arquitetos Richards Rogers, Renzo Piano e Gianfranco Franchini. Hoje o Centro Pompidou. É uma das maiores atrações de Paris, recebendo até 7 milhões de turistas por ano.

O Centro Pompidou é conhecido como Beaubourg. Aí funcionam museus, biblioteca, teatros e áreas de exposições onde estão obras de artistas como Miró, Picasso e Matisse. O prédio de arquitetura arrojada foi construído às avessas e isso é que dá o charme especial à arquitetura do edifício. Escadas rolantes, elevadores, tubulações de ar e água e vigas de aço ficam aparentes na área externa.

Estava muito frio, a primavera tinha virado inverno mais uma vez e o tempo chuvoso nos tirou daí e seguimos para o templo de consumo de Paris: A Gallerie Lafayette, a mais famosa loja de departamentos da cidade. A loja principal possui 10 andares e o complexo possui mais duas lojas: a Lafayette Homme e a Lafayette Maison.

Independente de comprar ou não, a Gallerie Lafayette merece uma visita, pois a cúpula central é uma obra de arte, a loja fica no Boulevard Haussmann, logo atrás da Ópera de Paris. Aí você encontra as principais grifes do mundo vendendo de tudo.

Voltamos à Champs-Elysées, cansados e com muito frio entramos na Pizza Pino, uma péssima opção para jantar, no lugar mais nobre de Paris.

- Ópera de Paris
- Beaubourg
- Boulevard Haussmann
- Boulevard Sebastopol
- Centro Georges Pompidou
- centro pompidou
- Champs-Elysées
- Europa
- França
- Gallerie Lafayette
- georges pompidou
- Gianfranco Franchini
- Idade Média
- Ilha de la Cité
- Lafayette Home
- Lafayette Maison
- Matisse
- Miró
- Paris
- Peregrinos
- Picasso
- Pizza Pino
- Renzo Piano
- Revolução Francesa
- Richards Rogers
- Rive Droite
- Santiago de Compostela
- Torre Saint Jacques
- Via Alegria
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.