Etretat e as falésias do Canal da Mancha
- 3068 Views
- joaquimnery
- 3 de maio de 2013
- Destaques Europa França
Seguimos viagem rumo ao norte, em direção ao Canal da Mancha, que separa a França da Inglaterra. O primeiro objetivo era conhecer as falésias calcárias que acompanham o litoral francês naquela região.

Chegamos a Etretat, uma pequena cidadezinha litorânea, que aparece escondida num vale, cheia de charme e que teve seu papel em vários momentos da história do país, mas hoje é famosa por ser local de veraneio para os parisienses e pelas maravilhosas falésias que possui.

A mais famosa delas é a Falaise d’Aval, cuja forma lembra um elefante com a tromba dentro d’água, no Canal da Mancha. Essas falésias foram esculpidas pela ação da água do mar (ondas e marés), sobre rochas de fácil desgaste erosivo.

O morro em frente à “falésia do elefante”, possui uma capela que combina com a paisagem e de onde temos a melhor vista da cidade e do litoral. Dá para subir a pé, por uma trilha urbana com caminho acidentado e escadas.

Lá de cima podemos ver a Praia de Galet, uma praia que ao invés de areia, é formada por pedras polidas, cercada pelas falésias d’Aval e d’Amont, que compõem essa paisagem, também retratada por Claude Monet, que viveu aí perto.

Seguimos adiante em busca do nosso destino. Passamos pela cidade de Le Havre, uma cidade industrial na foz do Rio Sena, que sempre se beneficiou dessa localização estratégica, pois comandava o comércio entre o litoral e o interior da França, através do transporte fluvial.
Atravessamos a bela ponte sobre o rio e seguimos até Deauville, uma cidade balneário no litoral do Canal da Mancha e que faz o maior sucesso com os franceses. Deauville é uma cidade de verão. A proximidade com Paris atrai uma multidão nesse período.

Ficamos hospedados no excelente hotel, Normandy Barrière, o melhor de toda a viagem. O Hotel Normandy, muito bem localizado, é também cassino, assim como outros de Deauville e isso gera movimento para a cidade o ano inteiro.

Jantamos no excelente Restaurante La Belle Époque, do próprio hotel.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.