Place Vendome, Ópera Garnier e a Gallerie Lafayette
- 2502 Views
- joaquimnery
- 3 de agosto de 2014
- Destaques Europa França
30/12/1991
Saímos pela manhã, a pé, objetivando chegar na Gallerie Lafayett. Parando antes nos Jardins Tuilleries localizado na margem direita do Rio Sena e na parte baixa da Avenida de Champs Élysées, entre a Praça da Concordia e o Carrossel do Louvre.

O jardim foi criado no século XVII, possui um estilo francês, formal e simétrico, com várias estátuas ornamentais. De lá temos belas vistas da Champs Élysées e dos três arcos: O Arco do Triunfo, o Arco do Carrossel e do Arco de La Défense.

Continuamos a pé pelas ruas de Paris, passando pela Praça Vendome, que estava em obras e onde ficam as principais lojas de grifes da França. A praça é um dos endereços mais exclusivos e caros da cidade.

A Praça é simples e charmosa, uniforme e simétrica, cercada por uma série de lojas de grife e joalherias. Se tornou um marco de Paris. Aqui fica o lendário Hotel Ritz de Paris.

Seguimos em direção à Ópera Garnier ou Palais Garnier. A famosa casa de ópera de Paris que hospeda a Ópera de Paris. Foi construída em estilo neobarroco e é considerado uma das obras-primas da arquitetura do seu tempo.

Tivemos a oportunidade de visitar o seu interior que é ricamente decorado com veludos, superfícies folheadas a ouro, mármores multicoloridos, colunas e muitas estátuas, querubins e ninfas. O candelabro central do salão principal pesa mais de seis toneladas.

Um edifício pomposo batizado em homenagem ao arquiteto Charles Garnier, que o projetou na época da grande reforma urbana de Paris executada pelo prefeito Haussmann e autorizada por Napoleão III em 1859. A obra que sofreu inúmeros contratempos somente foi concluída em 1874 e a sua inauguração aconteceu em 15 de janeiro de 1875.

Tivemos a oportunidade de assistir uma parte do ensaio do Ballet Romeu e Julieta que estava em cartaz nesse período. O imponente prédio da Ópera tem uma área total de 11.000 metro quadrados. O palco pode acomodar até 450 artistas. A plateia tem capacidade para 1979 espectadores sentados.

Seguimos para a Gallerie Lafayett a mais famosa loja de departamentos de Paris. A loja principal possui 10 andares e o complexo possui mais duas lojas: a Lafayette Homme e a Lafayette Maison.

Independente de comprar ou não, a Gallerie Lafayette merece uma visita, pois a cúpula central é uma obra de arte, a loja fica no Boulevard Haussmann, logo atrás da Ópera de Paris. Aí você encontra as principais grifes do mundo vendendo de tudo.

Voltamos para casa. Após o jantar, compramos um mapa da Europa e nos preparamos para viajar no dia seguinte.
- Arco de La Defense
- Arco do Carrossel
- Arco do Triunfo
- Avenida Champs Élysées
- Ópera de Paris
- Ópera Garnier
- Boulevard Haussmann
- Carrossel do Louvre
- Champs-Elysées
- Charles Garnier
- França
- Gallerie Lafayett
- Gallerie Lafayette
- Haussmann
- Hotel Ritz
- Jardins Tuilleries
- Lafayette Homme
- Lafayette Maison
- Napoleão III
- Palais Garnier
- Paris
- Place Vendome
- Praça da Concórdia
- Rio Sena
- Romeu e Julieta
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.