O Grande Leão
- 2358 Views
- joaquimnery
- 18 de abril de 2012
- 1
- África Botswana Destaques
Logo na saída do camping Chitabe Lediba para o safari da manhã, avistamos um grupo de gnus com filhotes. Os gnus são as “Bestas Selvagens” da África.

Enquanto estávamos observando os gnus, ouvimos um forte rugido de leão, o nosso guia, Luke, desligou o motor do carro para prestarmos mais atenção sobre de onde estava vindo o rugido.
Saímos na “caçada” ao leão. O rugido ia ficando cada vez mais forte, aumentava a angústia e a emoção e de repente ele apareceu. Lindo, majestoso. Era um adulto de aproximadamente 7 anos, com uma bela juba. Vinha em nossa direção e não parava de rugir.

Ficamos ali parados na beira da estrada e o leão passou exatamente ao nosso lado. Numa Land Rover aberta e preparada para safaris, impossível não sentir uma sensação de medo. Os guias ficam traqüilos, estão acostumados com isso, mas para nós era complicado. Começamos a acompanhar o leão.

O leão parou para beber água e depois voltou a andar com um destino definido. Luke ouvia outro rugido distante e segundo ele era um irmão do leão que estávamos acompanhando e era para lá que ele estaria se deslocando.

Alguns carros foram chegando para ver o leão. Como tínhamos sido os primeiros, tivemos que abandoná-lo, pois uma das regras dos safaris de Botswana é que apenas três carros podem ficar observando os animais ao mesmo tempo.

OS CÃES SELVAGENS FAZEM UM BANQUETE
Na sequência ouvimos pelo rádio que os Cães Selvagens ou Mabecos, teriam caçado uma impala e estavam se alimentando. Seguimos o caminho dos abutres e rapidamente chegamos ao local.

Era o mesmo grupo de Mabecos do dia anterior. Pudemos identificar alguns animais, sobretudo uma fêmea com a orelha cortada e os líderes da matilha que tinham colar de identificação.

O grupo estava animado e destroçavam a impala (um macho jovem) com uma voracidade impressionante. Os Cães Selvagens caçam em grupo e matam a caça em mordidas por todo o corpo. Em menos de 2 minutos conseguem destruir uma impala.

Enquanto os Cães Selvagens faziam a farra os abutres iam chegando e esperavam pacientemente em cima das árvores para se banquetearem com os restos.

Depois do banquete os cães mais jovens ficavam brincando entre si.

Esse foi o nosso último safari no Acampamento Chitabe Lediba. Seguimos para a pista de pouso onde iríamos pegar um voo para o Acampamento Little Vumbura. O nosso próximo acampamento.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Charles F. Oliveira
20 abr 2012Animais extraordinários.