Santorini, a “Varanda do Mar Egeu”
- 1522 Views
- joaquimnery
- 3 de dezembro de 2023
- Europa Grécia Super Destaque
02 de setembro de 2023
O “Bike & Boat pela Croácia” ficou para trás
Estávamos finalizando a maravilhosa viagem “Bike & Boat pela Croácia”, que fizemos durante sete dias, com o grupo da Via Alegria (www.viaalegria.com.br), com parceria da operadora Bike Expedition, num roteiro de bike pela costa da Croácia, onde éramos acompanhados por um barco, o Avangard, onde ficávamos hospedados. Hoje, todos os companheiros de viagem deixariam o Avangard. Fomos o primeiro grupo a sair. Éramos um grupo de oito, (Monica, Quinho, Marise, Dudu, Renata, Edison, Kika e Beto). Desembarcamos ainda de madrugada, 5:30h. A tripulação do Avangard nos ajudou com as malas e saímos pela manhã bem cedo, num táxi/van que tínhamos reservado desde o dia anterior, em direção ao aeroporto de Dubrovnik. São pouco mais de 30 km entre o porto onde o Avangard estava ancorado e o aeroporto de Dubrovinik, mas fizemos em quase uma hora, pois a estrada estreita corta as montanhas da costa da Croácia.

Partindo para Santorini
Pegamos um voo da Companhia grega Angean para Santorini, na Grécia, com conexão em Atenas. São 1:15h de voo até Atenas, tivemos 2 horas de conexão e embarcamos para Santorini num voo em uma aeronave turboélice da SKY, uma companhia low cost da Grécia. São uma hora de voo entre Atenas e Santorini. Na chegada em Santorini, pegamos um táxi no aeroporto e seguimos de van até o Gizis Exclusive Hotel onde ficamos hospedados por duas noites. Não gostamos do hotel. Bastante simples e qualidade ruim dos apartamentos e serviços. A única coisa que é igual aos outros é a vista incrível da baía de Santorini. Demos azar. O grupo ficou dividido em quatro 4 hotéis diferentes. No verão lotado da Grécia, não estava sendo fácil encontrar um único hotel que atendesse a todo o grupo. Todos os hotéis foram na vila de Imerovigli.

Grécia
A Grécia fica localizada na ponta sul da Península dos Balcãs. Uma parte do país é formada por um grande arquipélago, que se estende pelos mares Adriático, Jônico, Mediterrâneo e Egeu. São mais de 2 mil ilhas, das quais, apenas 100 são permanentemente habitadas. O conjunto das ilhas está dividido em vários arquipélagos e sub regiões: Ilhas Jônicas, Ilhas do Nordeste do Mar Egeu, Ilhas Espórades e Eubéia, Ilhas Argo-Sarônicas, Ilhas Cíclades Ilhas de Creta e Ilhas do Dodecaneso. Santorini, assim como Mikonos, fica no arquipélago das Ilhas Cíclades.

Santorini
Na região sul do Mar Egeu existem muitos vulcões. Santorini é um desses. É uma ilha vulcânica. Foi ocupada pela civilização minoica, desde 3.000 a.C e possui uma história humana e geológica enigmática. Aqueles que acreditam na Civilização antiga de Atlântida, acham que ela pode ter sido em Santorini.

A erupção do vulcão Santorini
A ilha foi totalmente destruída numa erupção fantástica no ano de 1.450 a.c. Uma ilha montanhosa ficou resumida a uma meia-lua, que na realidade corresponde hoje à borda da cratera vulcânica. A cratera hoje, é uma grande baía nos entornos da ilha.

Vulcões ativos
A erupção dividiu a ilha ao meio. O tsunami que se formou como consequência dessa erupção destruiu muitas das cidades minoicas. Ainda hoje, algumas das ilhas de Santorini são vulcões ativos.

As vilas de Santorini
Na borda do que restou do cone vulcânico, existem as vilas de Santorini. São maravilhosas, formadas por casas brancas, uma característica de todo o arquipélago das Cíclades, ficam penduradas nas encostas e nos penhascos vulcânicos. Três vilas se destacam na parte turística de Santorini. Firá, Oya e Imerovigli.

A vista de tirar o fôlego
Os nossos hotéis estavam em Imerovigli, no meio da meia-lua que compõe a ilha principal de Santorini. Circular entre as vilas não é simples, pois as ruas e trilhas são enladeiradas e sempre precisamos usar táxis para sair de um canto para outro. Existe, porém, uma trilha entre Imerovigli e Firá, que é muito utilizada pelos turistas e locais, com vistas de tirar o fôlego.

Imerovigli
Imerovigli possui as mesmas características das vilas mais famosas. Milhares de casinhas brancas penduradas no penhasco que possibilitam um pôr-do-sol incrível e igrejinhas com o domo azul. É conhecida como a “Varanda do Mar Egeu”, pois fica no ponto mais alto da falésia. Trezentos metros acima do nível do mar.

O Restaurante Ambrosia
Seguimos de táxi para Oya, onde marcamos encontro com Dudu, Marise, Beto e Kika, para jantar no bom Restaurante Ambrosia, pendurado nas encostas de Santorini, saboreando um bom vinho, com um pôr-do-sol dos Deuses. Passeamos um pouco pelas ruas de Oya e voltamos para o hotel.

Leia mais:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.


