Cafarnaum, a cidade de Jesus
10 de abril de 2019
Saímos do Kibutz Hagoshrim e começamos a viagem que nos levaria pelos caminhos de Jesus, na região da Galileia. Nos cinco dias seguintes, passamos pelas cidades onde Cristo nasceu, viveu e pregou. Passamos pelo Rio Jordão e pelo Mar da Galileia. Finalmente chegamos a Jerusalém, onde Cristo deu os seus últimos passos antes da crucificação.

A primeira parada que fizemos foi numa colina no alto do Mar da Galileia, para conhecer a Igreja das Beatitudes ou das Bem-aventuranças, construída no local onde Jesus Cristo fez o Sermão da Montanha.

Essa passagem bíblica é citada pelos evangelhos de Mateus e de Lucas, é considerada como uma das mais importantes da vida de Jesus, onde ele reuniu seguidores para transmitir as suas ideias e conceitos fundamentais. As bem-aventuranças falam de justiça, fortaleza, moderação, prudência, fé, esperança e caridade.


A igreja é simples e agradável, combina com o lugar possui varandas nos entornos, um altar central e cadeiras ao redor, foi construída em 1939 pelas Irmãs Franciscanas e é um local de peregrinação cristã. Vimos vários grupos de peregrinos cantando e orando.
O Monte das Beatitudes fica perto de Cafarnaum, onde Jesus viveu. Lá do alto existe uma bela vista do Mar da Galileia e dos campos férteis ao seu redor.

Descemos do Monte das Beatitudes e seguimos para Cafarnaum, a cidade de Jesus. Cafarnaum era uma próspera cidade judaica localizada na beira de uma estrada romana, na margem norte do Mar da Galileia. Aí perto passava a Via Maris, importante caminho que ligava a Síria e o Líbano ao Egito.

Foi aí que Jesus viveu os últimos três anos da sua vida, realizou a maior parte dos seus milagres, tendo sido protagonista de passagens marcantes na sua vida de pregação. As escavações arqueológicas de Cafarnaum descobriram a grande Sinagoga, onde provavelmente Jesus Cristo pregou como rabino. A emoção de olhar ao redor e saber que Cristo pregou ali, é indescritível.

A Sinagoga de Cafarnaum é uma bela construção em pedra calcária branca, com decoração rebuscada, que apesar de lembrar os templos romanos, possui muitos símbolos judaicos.

Alguns dos amigos de Jesus Cristo, se tornaram discípulos da sua caminhada e viveram em Cafarnaum. Perto da Sinagoga fica a casa onde Pedro viveu. É conhecida como a Casa da Sogra de Pedro. No local foi construída uma igreja circular sobre os restos de uma antiga igreja bizantina.


A pesca era uma das principais atividades econômicas de Cafarnaum e do Mar da Galileia que ficava ali ao lado cheio de peixes. Ainda hoje é uma atividade importante para a região.

Saímos de Cafarnaum e fomos até a localidade de Tabcha onde ficava a pequena igreja do século IV que marcava o local onde aconteceu um dos mais importantes milagres de Jesus, a Multiplicação dos Pães e Peixes. Hoje, uma nova igreja foi construída sobre os restos da original. A Igreja da Multiplicação.

Um belo piso de mosaico lembra o milagre de Jesus que alimentou uma multidão de aproximadamente cinco mil fiéis que lhe seguiam, a partir de cinco pães e dois peixes.

Seguimos até o Kibutz Guinossar, localizado na beira do Mar da Galileia, onde pegamos um barco e fizemos uma navegação nos arredores. O Barco da Galileia, uma antiga embarcação de pesca, foi descoberto na costa do lago e se encontra em um museu no Kibutz Guinossar.

O Mar da Galileia é na realidade um extenso lago de água doce, com 19 km de comprimento e 13 km de largura máxima. As suas águas vêm do Rio Jordão, que por sua vez nasce no Monte Hermon. O Rio Jordão forma o Mar da Galileia e continua como transbordamento dele, seguindo até o Mar Morto.

O Mar da Galileia está localizado 213 metros abaixo do nível dos oceanos, formando uma grande depressão absoluta. Depois do passeio pelo Mar da Galileia, seguimos para Nazaré.

- Barco da Galileia
- Bíblia
- Cafarnaum
- Casa da Sogra de Pedro
- Egito
- Evangelho de Lucas
- Evangelho de Mateus
- Galileia
- Igreja das Beatitudes
- Igreja das Bem-aventuranças
- Israel
- Jerusalém
- Jesus
- jesus cristo
- Kibutz Guinossar
- Kibutz Hagoshrim
- Líbano
- Mar da Galileia
- Mar Morto
- Monte das Beatitudes
- Monte Hermon
- Multiplicação dos Pães e Peixes
- Pedro
- Rio Jordão
- são pedro
- Síria
- Sinagoga de Cafarnaum
- Via Maris
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (5)
jose adalto alves
21 nov 2021ao foi-me respondido qual o caminho feito por jesus cristo para ser batizado por Pedro
Beto Melgueiro
13 ago 2021Boa Noite,Gostei muito Dessa Matérias e fotos
jorge rizzo
03 fev 2021muito bom pesquisar estes textos eles nos remete novamente no tempo de cristo nos faz viver a historia
joaquimnery
17 jun 2020A multiplicação dos peixes se deu ao lado da localidade de Tabcha, onde hoje fica a Igreja da Multiplicação. Não está dito que foi em Cafarnaum.
“Saímos de Cafarnaum e fomos até a localidade de Tabcha onde ficava a pequena igreja do século IV que marcava o local onde aconteceu um dos mais importantes milagres de Jesus, a Multiplicação dos Pães e Peixes. Hoje, uma nova igreja foi construída sobre os restos da original. A Igreja da Multiplicação.”
Anônimo
08 jun 2020De onde vocês tiraram que Jesus fez alguma multiplicação de pedaços de pães e peixes em carfanaum ?
Lucas 9:10 vai falar que eles foram até Betsaida
Em João 6:1 vai relatar que eles para chegarem a Betsaida foram pela mar da Galiléia, que é o de Tiberíades, a primeira multiplicação foi feita em Betsaida .
Marcos 7:31
A segunda multiplicação foi feita no litoral,(ou no território do rio) de decápolis.
Após jesus ter vindo das fronteiras de tiro e sidom, e expulsar o espírito imundo da filha da mulher cananéia.
Então de onde vocês tiraram que foi feito em carfanaum alguma multiplicação ?