Amsterdam, a “Veneza” do Norte
- 2691 Views
- joaquimnery
- 24 de fevereiro de 2013
- 2
- Destaques Europa Holanda
Saímos pela manhã bem cedo, de trem, de Colônia para Amsterdam. As nossas malas estavam bem guardadas no SS Antoinette. A estação ferroviária de Amsterdam fica ao lado do porto, na foz do Rio Reno. Não foi difícil encontrar o navio que nos acompanhou nos últimos 8 dias nesse fantástico cruzeiro pelo Reno. Pegamos as malas e seguimos de táxi para o Hotel de L’Europe.

O Hotel de L’Europe foi uma despedida e tanto para a viagem. Fica na beira de um dos canais de Amsterdam, num prédio antigo e que foi totalmente reformado há muito pouco tempo. A localização e o conforto são espetaculares. Está muito próximo das principais atrações turísticas da cidade.

Amsterdam é a capital e a maior cidade dos Países Baixos ou Nederland, o nome oficial da Holanda. Possui aproximadamente 800 mil habitantes. A sua localização estratégica, com um excelente porto marítimo e fluvial, no grande delta do Rio Reno, quando ele se mistura ao Rio Amstel, possibilitando a ligação entre o Mar do Norte e o interior da Europa, estimularam o crescimento de Amsterdam.

A cidade é cheia de canais e por esse fato recebe o apelido de “Veneza do Norte”. Foi construída sobre áreas aterradas ao mar (pôlderes), uma característica do litoral da Holanda. Deixamos as malas no hotel e pegamos um barco no canal ao lado para fazermos um passeio pelos canais de Amsterdam. É imperdível e nos dá uma ideia ampla da cidade, a partir desses canais.

Uma das curiosidades que nos chama a atenção é a grande quantidade de barcos parados que são transformados em residência. Viver nesses barcos, livra o cidadão de impostos prediais. Hoje isso é um problema para Amsterdam, em função da grande quantidade de barcos e pessoas que vivem nessa situação. As casas flutuantes estão ligadas á rede de água, eletricidade, gás e esgoto. Algumas possuem jardins, decks, etc.

Saímos do passeio de barco pelos canais e passamos a “bater pernas” pela cidade. Amsterdam é notória por vários aspectos. Um deles é a liberalidade que existe por aí. A prostituição e o uso de drogas é aceito livremente. Existem regras e éticas comportamentais, mas isso atrai muita gente para a capital holandesa. É comum em lojas de suvenires, a existência de cartões postais e objetos de decoração fazendo alusão a essa característica da cidade.

Uma das atrações turísticas da cidade é o Red Light District, ou Bairro da Luz Vermelha, onde as prostitutas se colocam em vitrines, nas fachadas das casas e atraem clientes que circulam por aí. Muitos turistas vão à Amsterdam atraídos pelo sexo comercial.


Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
13 mar 2013Olá Maxwell. Por favor entre em contato pelo telefone (71)3797-6118
maxwell
13 mar 2013Por favor me contate professor quero dialogar muitas coisas sobre a africa com o senhor. Relembrando maxwellfigueiredo9@gmail.com