Ilha de Delos, uma criação de Poseidon
- 1649 Views
- joaquimnery
- 11 de dezembro de 2023
- Europa Grécia Super Destaque
05 de setembro de 2023
Decidimos visitar a Ilha de Delos
Estávamos na Grécia, finalizando uma viagem maravilhosa que fizemos pela Croácia, com extensão de seis dias entre Santorini, Mykonos e Atenas. Uma das atrações próximas a Mykonos é a Ilha De Delos onde fica um parque arqueológico espetacular. Decidimos ir. O nosso grupo estava dividido, eu e Dr. Eduardo Nery decidimos ir conhecer as ruínas. Um ícone na história e na mitologia grega. Seguimos andando até o porto velho de onde partem os barcos para Delos.

Os barcos para Delos
Os barcos para a Ilha de Delos saem a cada hora e retornam duas horas depois da partida. São 45 minutos de barco desde Mykonos, até Delos. A visita não precisa ser guiada, mas um guia é sempre bom para otimizar e aproveitar melhor o programa. Ficamos por lá por uma hora e meia de visitação. Foi bem corrido pois precisávamos pegar o barco para a volta.

O Arquipélago das Cíclades
A Ilha de Delos fica no Arquipélago das Cíclades, o mais visitado das Ilhas Gregas. O seu nome deriva de “Kyklos”, que significa círculo, pelo fato de as ilhas formarem um círculo ao redor da Ilha de Delos, a ilha sagrada de Apolo.

A Ilha de Delos
A chegada a Delos impressiona pelo gigantesco parque arqueológico. É uma ilha desabitada, mas fica claro que no passado a convivência humana por ali era intensa. É um dos mais impressionantes da Grécia. A ilha começou a ser ocupada pelos jônicos, que introduziram ali o culto a Apolo. Foi habitada desde 2.500 a.C., até 69 a.C.

A Ilha de Apolo
Segundo a mitologia grega, Apolo nasceu em Delos, uma ilha criada pelos poderes de Poseidon para possibilitar o nascimento de Apolo. A Deusa Leto estava grávida de gêmeos, Apolo e Artemis e isso despertou o ciúme de Hera, a primeira esposa de Zeus. Hera obteve da Titã Gaia, a promessa de que Leto não encontraria na Terra um lugar para dar a luz aos seus filhos. Poseidon, vendo Leto infeliz com a sua tragédia, fez emergir do mar, a ilha “flutuante” de Delos. Como a ilha não pertencia a Gaia (Terra), os filhos de Leto, Apolo e Artemis, nascerem ali. Na ilha, existia no passado o Festival de Delia, com jogos e música em homenagem ao Deus Grego. O teatro era um dos destaques de Delos.

Um grande museu a céu aberto
Mais tarde Delos se tornou um grande centro religioso, local de peregrinação e empório comercial. Hoje, não é habitada e se transformou num grande museu a céu aberto. O Parque arqueológico possui inúmeras ruínas de mármore, ainda bem preservadas. Hoje, é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Terraço dos Leões
Dentre os destaques, o Terraço dos Leões chama a atenção. Originalmente eram nove leões que guardavam e protegiam o Lago Sagrado onde nasceu Apolo e que hoje está seco. Hoje restam cinco. Os Leões foram esculpidos em mármore. Os que hoje estão na ilha são réplicas.

O Santuário de Dionísio
Outro destaque fica para o Santuário de Dionísio, o Deus do Teatro, onde aparecem vestígios de monumentos fálicos que datam de 300 a.C.

O Bairro do Teatro
No Bairro do Teatro existem casas em bom estado de conservação, algumas delas com mosaicos maravilhosos. Na época helenística e romana, os ricos construíam casas por aí para ficarem mais próximos do teatro.

O Teatro de Delos
O Teatro de Delos conseguia abrigar 5.000 pessoas. Como muitos dos teatros greco-romanos, ficava num anfiteatro natural e tomava partido do formato do terreno.

A grande cisterna
A água da chuva que escorria pelas pedras do Teatro era acumulada numa grande cisterna onde era armazenada, e abastecia toda a cidade, através de uma rede de circulação hidráulica.

A Casa de Dionísio
Na saída passamos pela Casa de Dionísio. Chama a atenção na ilha, a grande quantidade de gatos espalhados pelas ruínas. Estão lá propositalmente, para evitar a proliferação de ratos.

Passeando pela vila de Chora
Depois da visita encantadora à Ilha de Delos, voltamos para Mykonos e fomos encontrar com o restante do grupo. Passeamos mais uma vez pelo bairro de Chora. Fomos almoçar no excelente Restaurante D’Angelo, o mesmo do dia anterior.

Little Venice
Seguimos passeando pela Little Venice, um pequeno trecho de casas brancas com portas e janelas coloridas à beira mar. A fama do local se deve ao ponto mais fotografado da cidade. O passeio entre os bares, restaurantes e o mar batendo na passarela é um dos ícones da cidade e atrai multidões, sobretudo no final da tarde, para ver o pôr-do-sol e à noite para os bares e restaurantes.

Engarrafamento de turistas nos becos da vila de Chora
É o local ideal para conseguir uma lembrancinha da Grécia. Centenas de lojas fazem a festa dos visitantes. Seguimos caminhando pelos becos de Mykonos, com os seus pisos característicos. Havia engarrafamento de turistas nos becos da vila de Chora. Quando chegam os navios de Cruzeiro o volume de turistas aumenta e passar pelos becos de Mykonos é um exercício de paciência.

O Restaurante Kastro’s
À noite seguimos para jantar no Restaurante Kastro’s, um dos mais famosos da cidade e que deu fama ao bairro. O Kastro’s fica em Little Venice e sempre foi um símbolo da irreverência da ilha.

A capela Panagia Paraportiani
Outro destaque da ilha e da cidade fica para as igrejinhas brancas que se espalham pelos becos. São mais de 600 igrejas em toda a ilha. A capela Panagia Paraportiani é uma construção do século XV e a mais fotografada da vila de Chora.

Gatos de Mykonos
Assim como em Delos, os gatos também estão presentes nas ruas de Mykonos.

Leia mais:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Apolo
- Arquipélago das Cíclades
- Artemis
- Casa de Dionísio
- Chóra
- Delos
- Dionísio
- Gaia
- Grécia
- Hera
- Ilha de Delos
- Ilhas Cíclades
- Ilhas Gregas
- Kastros
- Leto
- Little Venice
- Mykonos
- Panagia Paraportiani
- Patrimônio Mundial da UNESCO
- Poseidon
- Restaurante Kastro’s
- Santorini
- santuário de Dionisio
- Teatro de Delos
- Terraço dos Leões
- Vila de Chora
- Zeus
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.


