A Igreja de San Pietro In Vincoli, a casa do Moisés
- 4091 Views
- joaquimnery
- 28 de outubro de 2014
- 1
- Itália
26/09/2014
Decidimos iniciar o dia com uma visita à Igreja de San Pietro in Vincoli (São Pedro Acorrentado), famosa pela presença de uma das Obras Primas de Michelangelo, o Moisés. A Igreja fica na Piazza San Pietro in Vincoli, num local meio escondido, acima de uma escadaria, próxima ao Coliseu.

É nessa igreja que ficam as supostas correntes que prenderam São Pedro no cárcere. Existe uma lenda que diz que um pedaço da corrente foi enviado a Constantinopla pela Imperatriz Eudoxia e que depois de muitos anos foi trazida de volta a Roma onde os elos partidos milagrosamente se juntaram. As correntes são uma relíquia da Igreja de San Pietro in Vincoli, podem ser visitadas e isso atrai multidões.

Hoje em dia a igreja é mais conhecida por abrigar o Moisés de Michelangelo, que faz parte da estrutura do túmulo do Papa Júlio II. O projeto foi encomendado a Michelangelo pelo próprio Papa, mas foi interrompido algumas vezes. Michelangelo só concluiu a obra após a morte de Júlio II em 1505.

O Moisés tem uma expressão e detalhes anatômicos tão perfeitos que Michelangelo teria agredido a escultura com um martelo sugerindo que ela falasse e ganhasse vida.

Os famosos Escravos Agonizantes de Michelangelo, uma das obras mais impressionantes do artista, foram esculpidos também para o túmulo de Júlio II, mas hoje encontram-se em Florença e em Paris.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
heliogomes22
03 abr 2015NESTA PASCOA é momento para lembrar de MOISÉS, o grande criador da primeira Igreja de Deus, também conhecida como Igreja de Moisés, que perdurou assim até o ano de 275 D.C. quando foi proclamada pelo Rei Constantino por decreto como IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA e também definiu a criação do Estado Independente “VATICANO” para abrigar os Cristãos do Mundo, e ser a religião oficial do Império Romano.