Coliseu e Fóruns Romanos
- 4085 Views
- joaquimnery
- 30 de março de 2014
- Destaques Europa Itália
A segunda visita que fizemos em Roma foi ao conjunto arquitetônico do Fórum Romano, passando antes pelo Coliseu. Seguimos a pé do monumento a Vitório Emanuelle II até o Coliseu, passando pela Via Dei Fiori Imperial. Nos 800 metros que separam os dois monumentos é possível ver as ruínas do Fórum Romano.

A estátua em homenagem a Julio César também está aí na Via Dei Fiori Imperial. Julio César foi um dos mais importantes líderes político e militar de Roma. Foi através do seu comando que o exército romano conquistou a Gália e estendeu o domínio do Império até o Mar Mediterrâneo, na costa do que é hoje a França.

Nesse caminho aparece do outro lado da pista, o Fórum de Trajano, com as ruínas do que é conhecido pelo nome de Mercado De Trajano, na realidade um conjunto de edifícios romanos da época imperial, do início do século II (113 d.C.). O Fórum de Trajano foi um dos mais fantásticos da época. O mercado anexo ao Fórum tinha cerca de 150 lojas e equivaleriam aos atuais Shoping Centers.

No local aparece a Coluna de Trajano, com aproximadamente 30 metros de altura e mais 8 metros de pedestal. A coluna é toda trabalhada em um baixo relevo que conta a história da guerra contra os dácios. No século XVI foi colocado uma estátua de São Pedro no alto da coluna, que permanece até hoje.

O Coliseu é o maior anfiteatro de Roma. Foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e é o maior de todos os monumentos romanos, um símbolo da cidade e de todo o Império. Denominado Anfiteatro Flaviano, a sua construção foi iniciada por Vespasiano, numa obra que levou entre 8 e 10 anos de construção e que foi concluída entre 70 e 90 d.C. no reinado do Imperador Tito.

É um dos lugares mais impressionante do mundo. O apelido de Coliseu deve-se à estátua “colossal” do Imperador Nero que ficava no local onde foi construído o anfiteatro. Estima-se que mais de 500 mil pessoas e mais de um milhão de animais morreram nos combates entre homens e animais durante os festivais do Coliseu.

O anfiteatro tem 48 metros de altura e tinha a capacidade de receber até 50 mil pessoas para assistir aos mais variados tipos de espetáculos, com destaque para as lutas entre gladiadores, sacrifícios de cristãos, lutas contras animais, etc. Funcionou como lugar de espetáculos por 400 anos.

Saímos do Coliseu e entramos no Fórum Romano. Uma grande praça retangular onde estão concentradas muitas ruínas e várias construções públicas da Roma Antiga.

Durante muito tempo o Fórum foi o centro da vida pública de Roma, onde aconteciam cerimônias triunfais, eleições, discursos públicos, processos criminais etc.. Era o ponto de encontro mais importante do mundo na sua época.

Um dos monumentos mais importantes da área onde fica o Fórum Romano é o magnífico Arco de Constantino, erguido no século IV para comemorar vitórias militares de Constantino. Hoje é um grande complexo arqueológico em permanente escavação e investigação científica.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.