A Piazza di Spagna e a Fontana di Trevi
- 1975 Views
- joaquimnery
- 31 de março de 2014
- Destaques Europa Itália
Os arredores da Piazza di Spagna é onde ficam as principais ruas comerciais da cidade de Roma, com lojas de grife, sobretudo na Via Condotti, que atrai romanos e turistas. É uma das áreas mais elegantes da cidade.

A Praça tem esse nome por causa do Palazzo di Spagna construído no século XVII para sediar a Embaixada da Espanha. Está sempre lotada de jovens que ficam de bate papo na escadaria (Scalinata di Spagna) que liga a praça à Igreja Trinitá dei Monti.

O destaque da praça é a Fontana de La Barcaccia que fica aos pés da escadaria e ameniza o calor dos romanos no verão, criada por Pietro Bernini, pai do famoso escultor italiano, Bernini, que tem obras espalhadas por várias praças de Roma e do Vaticano.

Seguimos a pé até a Fontana di Trevi, a maior, mais famosa e espetacular fonte barroca da Itália. A localização da fonte não valoriza a perfeição da obra. Com 26 metros de altura e 20 metros de largura, fica numa praça acanhada, pequena, escondida, como se fosse uma pérola no centro de uma concha.

A Fontana de Trevi foi criada por Nicola Salvi em 1762 e representa o Netuno com dois tritões, um tentando domar um cavalo bravio e outro um animal mais tranquilo, fazendo alusão às diferentes condições do mar.

A fonte foi construída para marcar a parte final do aqueduto Aqua Virgo construído pelos romanos no século XIX a.C. No alto da fonte aparece uma jovem (Trivia), que teria dado nome à fonte. Foi Trivia que mostrou a soldados sedentos, a nascente a 22 quilômetros de distância onde se origina o aqueduto.

A Fontana di Trevi foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema. No filme La Dolci Vita de Frederico Fellini, Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni para fazer o mesmo.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.