Um roteiro surpreendente pela Itália
- 2472 Views
- joaquimnery
- 20 de outubro de 2014
- 4
- Destaques Europa Itália
Preparamos essa viagem para o segundo semestre de 2014 com a Agência Via Alegria. A ideia era priorizar o extremo sul da Itália com ênfase na Sicília e em seguida contornar o “pé” da “bota” italiana, pelas regiões da Calábria, Basilicata e Puglia.

A motivação inicial da viagem foi começar por Roma, onde um companheiro nosso de aventuras, o Dr. Alberto Vasconvelos iria participar de um congresso de odontologia e nos desafiou a construir o roteiro. Topei contanto que na sequência fossemos para a Sicília, destino que tínhamos vontade de fazer e que não é tão usual para nós no Brasil. Eles toparam e montamos o grupo: Eu e Mônica, Dr. Alberto Vasconcelos e Dra Kika Teixeira, Dr. Eduardo Nery e Dra. Marise Nery.

Rever Roma seria uma oportunidade para consolidar de vez a paixão por essa cidade encantadora, mas que vai nos conquistando aos poucos. Aproveitamos para fazer bem feito alguns pontos fundamentais como os Museus do Vaticano, a Igreja de São Pedro Acorrentado, onde está o Moisés de Michelangelo e o Coliseu.

Na Sicília iríamos combinar a busca pelas origens primárias da Itália nas ruínas da Magna Grécia com as paisagens encantadoras da costa leste da ilha italiana, onde o mar e as montanhas se misturam.

Na Calábria a paisagem dramática se mistura às culturas mais autênticas da Itália. A culinária à base de massas e pescados e os vinhos fortes com uvas próprias como a Negroamaro e a Negrorosso, são diferenciais à parte.

Na Basilicata encontramos uma das maiores surpresas da viagem, a cidade de Matera, com suas cavernas trogloditas e um mosaicos de casas improváveis se amontoando umas sobre as outras.

Na Puglia as atrações são muitas. O litoral acidentado com um mar cristalino e verde esmeralda, a cidade de Lecce com um astral de juventude misturada na história milenar da Itália e a arquitetura misteriosa e inusitada das casas Truli de Alberobello são os destaques.

Na sequência iríamos passar por duas cidades que estavam no roteiro original (Manfredônia e Scanno), mas em plena estrada, decidimos mudar o roteiro e substituir por Pompéia e pela Costa Amalfitana.

Na última cidade a ser visitada, antes de retornar a Roma e a partir daí ao Brasil, passamos por Tivoli, a cidade de veraneio de Imperadores e Papas, para conhecer duas das maravilhas históricas da Itália: A Villa Adriana e a Villa D’Este.

A partir de hoje começo a contar essa história. Se você gosta de viajar e conhecer lugares que vale muito à pena, acompanhe aqui no blog.
- Alberobello
- Alberto Vasconvelos
- Basilicata
- Calábria
- Coliseu
- Costa Amalfitana
- Dr. Alberto Vasconvelos
- Dr. Eduardo Nery
- Dra. Kika Teixeira
- Dra. Marise Nery
- Igreja de São Pedro Acorrentado
- Itália
- Joaquim Nery
- Lecce
- Magna Grécia
- Manfredônia
- Matera
- Mônica Ayres
- Moisés de Michelangelo
- Museus do Vaticano
- Negroamaro
- Negrorosso
- Pompéia
- Puglia
- Roma
- Scanno
- Sicília
- Tivoli
- Truli
- Via Alegria
- Villa Adriana
- Villa D'Este
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
olindo ranauro filho
12 jul 2016Gostei muito dos seus relatos, gostaria de saber se voce tem um roteiro só sobre cidades da Sicilia
joaquimnery
11 mar 2016Olá Maria Luiza. Lecce talvez seja a melhor opção.
Maria Luzia Martinez
06 mar 2016Gostei muito! Estamos indo para a Puglia em junho…E estou procurando cidades-base para ficar…Abs
osvaldo r jacobina
29 nov 2015Seu trabalho é sensacional. Utilíssimo mesmo para quem viaja pouco, ou não viaja.
Parabéns Senhor. Continue prestando suas informações para aqueles que tem inte-
resse em conhecer as maravilhas que esse mundo oferece.