A CATEDRAL DE CHARTRES E SEUS VITRAIS
- 10373 Views
- joaquimnery
- 6 de julho de 2013
- 8
- Destaques Europa França
Pegamos um trem, pela manhã, na estação Montparnasse em Paris com destino a Chartres. A cidade fica a 90 km de Paris, na entrada da região do Vale do Loire. Essa é a melhor maneira de chegar a Chartres. A grande atração da cidade é a sua catedral medieval.

A Catedral de Chartres é considerada a melhor expressão da Idade Média em arquitetura e construção religiosa. A catedral original começou a ser construída em 1020. Foi destruída por um incêndio em 1194 e reerguida posteriormente. A partir de 1250 ela sofreu poucas alterações.

Chartres é também a maior Catedral Gótica da Europa. Na fachada principal destacam-se duas torres construídas em épocas diferentes. A torre mais alta em estilo gótico flamboyant é mais trabalhada e rebuscada, a torre menor é em estilo românico e mais sóbria.

A Catedral foi poupada pelas guerras religiosas, pela Revolução Francesa e pela duas Guerras Mundiais. Nestas, os belíssimos vitrais foram retirados, um a um e guardados em lugar seguro, para depois serem reinstalados.

O principal destaque da Catedral de Chartres é o conjunto de vitrais, famosos no mundo inteiro. Pela quantidade e qualidade de vitrais, Chartres é considerada uma “Bíblia feita de pedra”.

Os 176 vitrais de Chartres mostram histórias da Bíblia e do cotidiano do século XIII. Cada vitral está dividido em painéis que podem ser interpretados da esquerda para a direita e de baixo para cima.

Dentre os vitrais mais famosos destacam-se “O Vitral da Virgem Azul” e a “Árvore de Jessé”, que mostra a árvore genealógica de Jesus Cristo.

Além do vitrais a Catedral possui uma relíquia importante: O “Véu da Virgem Maria” e nas pedras implantadas no piso aparece um imenso labirinto desenhado no chão. Esse labirinto era usado pelos peregrinos que o percorriam de joelhos, como forma de penitência. A extensão total do labirinto chegava a 262m.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (8)
joaquimnery
21 maio 2017Olá Elizeu,
Segue um link que pode te ajudar. http://catedraismedievais.blogspot.com.br/2013/04/vitrais-da-catedral-de-chartres.html
Um abraço,
Joaquim Nery
ELIZEU D S BATISTA
06 maio 2017GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE OS VITRAIS E EM ESPECIFICO SOBRE O DA VIRGEN AZUL
teresa leonor
22 abr 2017estive nessa grandiosa Catedral em 10/09/2016…foi espectacular ver esses vitrais cada um com sua história,ver a catedral no seu todo é um fenómeno pq nos leva a pensar como as maiores construções foram feitas numa época em que não havia tecnologia como agora!!!! Consegui ficar extasiada com tudo que vi.Bem Haja meu Deus por mais uma graça que me deste
O que está oculto na Catedral de Chartres
30 mar 2017[…] vitrais, o labirinto, cada peça talhada na arquitetura gótica da Catedral de Chartres, na França, escondem uma linguagem de símbolos que transcende a poética […]
João Ricardp
27 nov 2015O Labirinte era usado pelos descendentes de Maria Madalena para fazerem suas meditações. E, como essa catedral foi desenhada e mandada construir por uma de suas descente, o labirinto não poderia faltar. A Igreja católica considerava uma heresia, e hoje distorce a sua principal finalidade.
antonio carlos
17 ago 2015visitei em dezembro de 2014,sensacional,pena que o labirinto fica poucas vezes sem as cadeiras
valeu muito a pena
Anônimo
14 ago 2015Natália
Ótimo
antonio
07 dez 2014Muito bpm