Liubliana, a capital da Eslovênia
- 408 Views
- joaquimnery
- 10 de setembro de 2023
- Eslovênia Europa Super Destaque
15 de agosto de 2023
Liubliana
Liubliana é a capital da Eslovênia, centro político, administrativo, cultural e maior cidade do país, com pouco mais de 270 mil habitantes. Desde 2004, a Eslovênia faz parte da União Europeia e está na Zona do Euro, o que possibilitou uma série de investimentos em infraestrutura no país. Faz parte também da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Possui um excelente Índice de Desenvolvimento Humano, é o 24º do Mundo.

A capital mais sustentável da Europa
No centro da Eslovênia, Liubliana possui uma localização estratégica, entre os Alpes, os Balcãs, o Vale do Danúbio e o Mediterrâneo. O nome da capital, Liubliana, significa “amada”. Foi eleita a capital mais sustentável da Europa. No centro da cidade não circulam carros, apenas pedestres. A cidade é charmosa, excelente para passear e cheia de vida, com uma grande quantidade de bares e restaurantes que se espalham nas margens do Rio Liublianica, que divide a cidade ao meio.

Preseren, o poeta do amor
Decidimos fazer um Free Walking Tour. O ponto de encontro era na pequena praça principal da cidade, que homenageia o poeta maior da Eslovênia, Preseren, cuja obra mais famosa é o poema Zdravljica, transformado no Hino Nacional da Eslovênia. Preseren escrevia sobre o amor.

Julieta o amor de Preseren
Teve uma paixão não correspondida, cuja história está representada na praça. Do lado oposto à estátua de Preseren, aparece a estátua de uma mulher, na fachada de uma casa. Ela representa a Julieta, o amor não correspondido de Preseren, na sua antiga moradia. Essa foi mais uma homenagem da cidade ao seu poeta maior.

A Praça Preseren
A Praça Preseren fica em frente às Três Pontes (Triple Bridge), uma curiosidade e atração do centro histórico. A rigor são três pontes juntas sobre o Rio Liublianica, que a princípio parecem desnecessárias e sem sentido. A ponte do meio é a mais antiga e quando foi construída, atendia às carruagens e era o único acesso à cidade. As outras duas foram construídas para desafogar o trânsito. Hoje todas elas atendem apenas aos pedestres, já que não circulam carros no centro histórico de Liubliana.

A Catedral de Liubliana
Seguimos com a guia Tina pelas ruas de Liubliana, ouvindo as histórias da cidade. Passamos em frente à Catedral de Liubliana, um país cujo catolicismo se tornou efervescente após o fim do regime comunista da antiga Iugoslávia. Uma das principais atrações da Catedral é a grande porta de metal da entrada da igreja. Um trabalho de alto relevo que conta partes da história da cidade e do país. Um dos destaques do trabalho da porta principal é a imagem do Papa João Paulo II, o primeiro Papa de origem eslava.

O grande Mercado de Liubliana
Passamos pelo grande mercado de Liubliana, que infelizmente estava fechado, pois o dia 15 de agosto é um feriado religioso. Não podemos observar a efervescência do Mercado.

A Ponte do Dragão
Seguimos até a Ponte do Dragão, um símbolo da cidade e um dos seus pontos turísticos mais famosos. O “dragão” está por toda parte, inclusive na bandeira. Faz parte da antiga história e lendas de Liubliana. A “Dragon Bridge” foi construída em 1901, quando a Eslovênia ainda fazia parte do Império Austro-Húngaro.

A Ponte dos Sapateiros
Ao longo do Rio Liublianica, no centro da cidade existem várias pontes. Outro destaque fica para a Ponte dos Sapateiros (The Cobbler’s Bridge), uma das mais antigas.

Um passeio pelo Rio Liublianica
Quando finalizamos o Free Walking Tour com a guia Tina, pegamos um barco para fazer um passeio pelo Rio Liublianica, que leva aproximadamente uma hora. O passeio é fraco, não tem o charme nem o glamour de outros existentes em outras cidades europeias, mas foi bom fazer.

O Castelo de Liubliana
O centro antigo da cidade fica entre o Rio Liublianica e a colina Grajski Gric. Após o passeio de barco, decidimos subir até o Castelo de Luibliana, uma grande fortaleza medieval do século XI, que hoje é o marco principal da cidade, localizado no alto da colina, de onde podemos observar uma vista panorâmica de toda a cidade. O Castelo tem uma posição de defesa estratégica. Subimos por um funicular que liga o centro da cidade ao Castelo.

A Torre do Relógio
No interior do Castelo, subimos na Torre do Relógio, a mais alta da sua estrutura, de onde se tem uma vista espetacular de toda a região do centro histórico de Liubliana. Descemos do Castelo por uma trilha em zigue-zague que nos deixou de volta no centro histórico.

Os restaurantes na beira do Rio Liublianica
Continuamos passeando pela cidade e depois escolhemos um dos restaurantes na beira do Rio Liublianica para jantar. Os melhores restaurantes estavam lotados e não tínhamos reservas. O nosso não foi bom. Nada muito especial.

Leia mais:
- Castelo de Liubliana
- Catedral de Liubliana
- Dragon Bridge”
- Eslovênia
- Espaguete ao Vôngole
- Free Walking Tour
- IDH
- Império Áustro-Húngaro
- Liubliana
- OTAN
- Papa João Paulo II
- Ponte do Dragão
- Ponte dos Sapateiros
- Praça Preseren
- Preseren
- Rio Liublianica
- The Cobbler’s Bridge
- Torre do Relógio
- Três Pontes
- Triple Bridge
- União Européia
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.