Um tour na Europa começando pela Eslovênia
- 404 Views
- joaquimnery
- 10 de setembro de 2023
- Eslovênia Europa Super Destaque
13 e 14 de agosto de 2023
Bike & Boat com a Via Alegria e Bike Expedition Viagens
Iniciamos uma viagem no dia 13 de agosto de 2023. Foi um longo roteiro idealizado e planejado pela Via Alegria (www.viaalegria.com.br). O ponto alto da viagem seria uma semana de bike, com hospedagem em barco, pelas ilhas da costa da Croácia. Antes, porém, fizemos um pré-tour pela Eslovênia, parte norte e litoral da Croácia, seguindo até Dubrovnik, onde encontramos com o grupo e o barco que faria a excursão de “Bike and Boat”. Após o roteiro de bike, ainda fizemos uma extensão à Grécia para visitar Santorini, Mykonos e Atenas.

De Salvador para Liubliana
Saímos de Salvador às 12:50 h do dia 13 de agosto de 2023 com destino a São Paulo, num voo da Gol, em “code share” com a Air France, com conexão para Paris. A viagem foi longa. Saímos de São Paulo às 18:55h e fizemos uma exaustiva conexão no Aeroporto Charles De Gaulle, para Liubliana. Saímos de Paris às 21:05 do dia 14/08 e chegamos em Liubliana às 22:55h do dia 14 de agosto. Paris e Liubliana possuem 5 horas de diferença de fusos horários, a mais, em relação ao Brasil

As malas não chegaram
Quando chegamos em Liubliana, tivemos o primeiro “perrengue” da viagem. As duas malas de Dr. Eduardo e Dra. Marise Nery, nossos companheiros nessa jornada, não chegaram. O nosso voo foi o último a chegar no aeroporto, naquela noite. Não havia nenhum funcionário da Air France, nem de qualquer outra companhia para nos orientar. Apenas alguns cartazes, com QR Code, que orientavam os passageiros sobre o que fazer, na hipótese de extravio de bagagem. A internet não funcionava. Desistimos das malas e pegamos o último táxi que havia no aeroporto. No dia seguinte, faríamos contato com a Via Alegria Viagens, em Salvador e pediríamos ajuda na tentativa de localização das malas e no contato com a Air France. Ainda teríamos 28 dias de viagem pela frente.

O Gran Hotel Union
Seguimos para o excelente, Gran Hotel Union, localizado no centro de Liubliana, um hotel histórico, com uma localização excepcional, próximo aos principais pontos turísticos da cidade. No início da viagem, éramos 4. Eu Mônica, Dr. Eduardo e Dra. Marise Nery. Na sequência, outras pessoas foram se incorporando ao grupo, nas diversas etapas da viagem. Durante o circuito de Bike & Boat, chegamos a formar um grupo de 20 pessoas.

15 de agosto de 2023
O Free Walking Tour de Liubliana
No dia seguinte pela manhã, pegamos uma dica sobre a existência de um Free Walking Tour, pelas ruas de Liubliana e decidimos experimentar. O passeio a pé, guiado, foi uma guia excelente experiente. Liubliana é uma cidade pequena e o centro histórico pode ser percorrido em algumas horas.

A igreja Franciscana da Anunciação
Essa é a proposta do Free Walking Tour. O ponto de encontro ficava a uma quadra do nosso hotel, na Praça Perseren, a principal da cidade e em frente à escadaria da igreja Franciscana da Anunciação.

Tina, a guia com o guarda-chuva amarelo
Para encontrar o guia bastava procurar um guarda-chuva amarelo. Não foi difícil. O Tour sai rigorosamente às 11 horas e é gratuito. Ao final da jornada de 2 horas de caminhada, cada turista gratifica o guia como quiser e poder. É uma excelente iniciativa. Não nos sentimos pressionados com o pagamento e ao final o guia provavelmente recebe um valor maior do que receberia num tour convencional, pois todos se sentem comprometidos com o pagamento. A nossa guia foi a Tina, que fez um tour em inglês, com excelência e paciência, nos dando as dicas sobre a história e a cultura da cidade e do país.

A Terra dos Eslavos do Sul
A Eslovênia é um dos países mais jovens do mundo. Fez parte da antiga Iugoslávia e tornou-se independente no início do desmembramento do país a partir de 1991. A antiga Iugoslávia reunia uma série de territórios tradicionalmente ocupados por povos eslavos, a norte da cordilheira dos Balcãs e a sul da Cordilheira dos Alpes. Todo esse território, no passado foi ocupado por gregos, romanos, turcos-otomanos, venezianos, franceses, italianos e alemães. Até que, após a Primeira Guerra Mundial, com a redefinição das fronteiras europeias, foi criado um país para reunir todos os povos eslavos do sul. O nome de Iugoslávia vem daí e significa Terra dos Eslavos do Sul.

A independência da Eslovênia
Surgiu sob o comando do General Tito, um herói da Primeira Guerra Mundial, que conseguiu liderar a unidade cultural dos eslavos do sul, enquanto viveu. Em cada sub-região da antiga Iugoslávia, sempre houve um forte nacionalismo e sentimento separatista. O principal fator de unidade cultural sempre foi o idioma. Na região da atual Eslovênia, fala-se esloveno. Após a Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia passou a receber uma forte influência da União Soviética. Mais tarde, Tito se afastou a União Soviética e tentou se aproximar do ocidente, mantendo uma política autônoma e independente. Quando morreu, a unidade política da antiga Iugoslávia começou a desmoronar, pela falta de uma liderança forte que o substituísse, com o mesmo objetivo de manter a unidade política. O sentimento separatista imperou e o país começou a se desmembrar. A Eslovênia foi a primeira porção a se declarar independente, em 1991, após uma guerra pela independência que durou apenas 11 dias.

Leia mais:
- Aeroporto Charles De Gaulle
- Air France
- Alpes
- Atenas
- Balcãs
- Bike
- Bike & Boat
- Bike Expedition Viagens
- Boat
- Code Share
- Cordilheira dos Alpes
- Cordilheira dos Balcãs
- Croácia
- Eslavos
- Eslavos do Sul
- Eslovênia
- Free Walking Tour
- General Tito
- Gol
- Gran Hotel Union
- GréciaSantorini
- Igreja Franciscana da Anunciação
- Iugoslávia
- Liubliana
- Mykonos
- Praça Perseren
- Primeira Guerra Mundial
- QR Code
- Segunda Guerra Mundial
- Terra dos Eslavos do Sul
- Tito
- União Soviética
- Via Alegria
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.