Algumas atrações da cidade do Porto
- 978 Views
- joaquimnery
- 3 de julho de 2022
- Europa Portugal Super Destaque
Dia 8 de abril de 2022
A Igreja de Santo Ildefonso
Começamos o dia caminhando pela região da Ribeira do Douro. O casario colorido e as ladeiras íngremes do Porto formam um cenário perfeito para a cidade. Subimos as ladeiras que saem da beira do Rio Douro até a Igreja de Santo Ildefonso de 1730, localizada na Praça da Batalha. A fachada de azulejos estampa belos painéis contando histórias da vida de Santo Ildefonso, uma característica marcante em muitas das igrejas do Porto. Estava fechada para visitação, quando passamos por lá. Tivemos que nos contentar com a parte externa, que é o ponto forte da igreja.

A Catedral da Sé
Seguimos adiante até a Catedral da Sé, na parte alta e no centro do Porto. É a mais imponente igreja da cidade. Foi erguida como uma espécie de igreja-fortaleza, entre os séculos XII e XIII. Possui um estilo românico, com uma fachada impressionante e um interior muito rico, com belos entalhes em madeira revestida por lâminas de ouro e um belo claustro cercado de painéis de azulejos.

A vista da Catedral
Conseguimos subir na torre da Catedral. Um dos pontos mais altos da cidade, de onde se tem uma das mais belas vistas do Porto, incluindo a Ponte D. Luís sobre o Rio Douro.

O mirante da Sé
A Catedral é muito antiga, foi erguida no século XII. Possui uma larga praça em frente, que se transforma num grande mirante de onde pode-se contemplar a parte baixa do Porto, o Rio Douro e a cidade de Vila Nova de Gaia.

A Estação São Bento
Outra atração marcante na cidade do Porto é a Estação São Bento que começou a ser construído em 1900, o terminal ferroviário, no centro da cidade. O saguão de entrada possui belíssimos painéis de azulejos que retratam cenas do cotidiano do Vale do Douro e da história de Portugal. É um dos cartões postais mais famosos da cidade e precisa ser visitada. São mais de 20 mil azulejos que dão as boas-vindas a quem chega ao Porto pela Estação São Bento.

A Torre dos Clérigos
Continuamos caminhando pelo centro, debaixo de chuva e muito frio. Fomos até a Torre dos Clérigos, construída na segunda metade do século XVIII, um dos pontos mais visitados e conhecidos da cidade. A Torre possui 75 metros de altura. Um mirante pode ser alcançado depois de subir 240 degraus por uma escada estreita e lá de cima, a recompensa é uma das mais belas vistas da cidade, com 360 graus de alcance. Foi construída para funcionar como campanário, mas também foi usada como uma espécie de farol para orientação dos navegantes que chegavam ao Porto.

A Igreja dos Clérigos
Além da Torre, a Igreja dos Clérigos também merece uma visita. É um dos destaques do barroco português, de 1732 a 1763. O mobiliário de madeira das cadeiras do coro é o destaque maior, juntamente com o teto bem decorado. É um projeto do século XVIII e a primeira igreja oval do país.

A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
Atrás da Torre dos Clérigos fomos a uma Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, uma rede de lojas bem famosa em Portugal, que aprece nos principais pontos turísticos do país. O pastel de bacalhau é uma delícia e acaba se tornando uma experiência imperdível. Os bolinhos são recheados com o famoso Queijo da Serra. A receita original da iguaria data de 1804, do início do século XIX. O interior da loja bem decorado é um charme adicional.

A Livraria Lello
Ali perto da Torre dos Clérigos fica a Livraria Lello. Um sucesso para os visitantes do Porto, pois é o centro do “boato” sobre a inspiração que teria produzido em J. K. Rowling para as histórias de Harry Potter. A escritora do clássico literário morou no Porto, mas já declarou publicamente que não chegou a conhecer a Lello. Apesar disso, as filas de fãs na porta da livraria é continua, mesmo nos dias chuvosos e frios, como os que vivemos no Porto.

O cenário de Harry Potter
A livraria tem mais de cem anos de história. Possui uma bela fachada neo gótica, cheia de vitrais. As paredes no seu interior são recobertas de livros. Possui uma escadaria sinuosa e vermelha que aumenta os boatos sobre a inspiração para o cenário de Harry Potter na escola de bruxarias de Hogwarts.

A Igreja do Carmo
Seguimos caminhando na chuva e no frio, até o conjunto formado pela Igreja do Carmo e Igreja das Carmelitas. São dois templos colados, que parecem fazer parte de uma única construção, apesar de apresentarem fachadas diferentes. A Igreja do Carmo é do século XVIII possui uma fachada frontal em estilo rococó, mas o destaque maior fica para a fachada lateral ricamente revestida de azulejos azuis. A Igreja das Carmelitas fica ao lado. É um projeto do século XVII. Possui uma fachada mais simples em estilos clássico e barroco. O rico acervo das igrejas é complementado pelo Museu de obras sacras do seu interior.

A Casa Escondida
Entre a Igreja do Carmo e a dos Carmelitas, existe uma casinha estreita curiosa, que se tornou ponto de visitação turística, pelo caráter inusitado de ter poucos metros de largura. Hoje funciona como um pequeno museu, que mostra como estavam distribuídos os cômodos e pode ser visitada. A Casa Escondida.

Degustando uma rabanada
Voltamos andando para o centro da parte alta do Porto até o Café Majestic. Um ponto importantíssimo da Rua de Santa Catarina e parada imperdível. Uma tradição desde 1921. Um dos cafés mais famosos de Portugal. Paramos para provar uma “rabanada”, a iguaria mais famosa. Depois de um dia inteiro andando pela chuva e frio na cidade do Porto, finalmente voltamos para o hotel, já à noite. Não tivemos coragem para sair. Preferimos Jantar no próprio hotel.

Leia mais em:
- A Casa Escondida
- Café Majestic
- Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
- Catedral da Sé
- Estação São Bento
- Harry Potter
- Igreja das Carmelitas
- Igreja de Santo Ildefonso
- Igreja do Carmo
- Igreja dos Clérigos
- J. K. Rowling
- Livraria Lello
- Pastel de Bacalhau
- Ponte D. Luís
- Porto
- Portugal
- Queijo da Serra
- Rabanada
- Ribeira do Douro
- Rio Douro
- Sé do Porto
- Torre dos Clérigos
- Vila Nova de Gaia
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.