Lisboa, Chiado, Bairro Alto e Bairro D’Alfama
- 3339 Views
- joaquimnery
- 2 de janeiro de 2011
- 7
- Destaques Europa Portugal
23 de junho de 2006
Hoje seguimos para um tour mais completo em Lisboa. Começamos pelo Bairro Alto. Seguimos de Táxi até a Praça Luis de Camões e fomos andando pelas ruas desse bairro boêmio. Entramos no Largo do Chiado e passamos pelo Café A Brasileira, importante ponto de encontro de intelectuais; há muito tempo instalado aí. Na frente do café uma estátua de Fernando Pessoa testemunha a história de boemia do Chiado.

As ruínas da Igreja do Carmo estão ali para lembrar o terrível terremoto de 1755 que destruiu a cidade e em especial o Bairro Alto.

Ao lado da igreja está o elevador Santa Justa de 1901 em estilo art nouveau que liga o Bairro Alto à Baixa.

Continuamos caminhando pelo Bairro Alto, até as imediações do elevador da Glória, um teleférico que interliga o Bairro Alto à Baixa, que estava em manutenção. O jeito foi descer a ladeira íngreme a pé.
Chegamos à Baixa pela Praça dos Restauradores e seguimos em direção à Praça Rossio, a principal praça de Lisboa. O Centro da Cidade, onde tudo acontece. No centro da Praça uma estátua de D. Pedro IV, o nosso D. Pedro I.

O piso da Praça é de pedra portuguesa, formando mosaicos que lembram um pouco os calçadões de Copacabana. A exposição “Cow Parade”, complementava o astral daquele dia.

Nos arredores do Rossio aparece ainda a Praça Filgueira e a Rua Augusta, importante rua comercial que liga o Rossio à Praça do Comércio.

A partir da Praça do Comércio pegamos um táxi para o Castelo de São Jorge no alto da Alfama. Do Castelo de São Jorge, um antigo castelo mouro, se tem uma vista espetacular de Lisboa e do estuário do Rio Tejo. É um bom local para se passear.

Dentro das muralhas do castelo existe um bairro com casas antigas que está integrado ao bairro D’Alfama, o mais antigo de Lisboa.

Descemos caminhando pelas ruelas D’Alfama, passando por casas de fado e áreas pitorescas. As ruas estavam enfeitadas por causa da festa de São João que tinha acabado de acontecer.

Quando retornamos à baixa pegamos um táxi até a estação de Santa Apolônia, onde fomos até a locadora para pegarmos o carro que iria nos acompanhar nesse giro a Portugal.

Pegamos um carro Mitsubishi Grandish na estação Santa Apolônia e seguimos para o Parque das Nações, o bairro mais moderno de Lisboa, que foi construído para sediar a Expo 98. De lá temos uma vista maravilhosa da Ponte Vasco da Gama.

Passeamos de teleférico e visitamos o Oceanário, um dos maiores aquários do mundo. Retornamos a Lisboa e fomos jantar nas Docas, no restaurante Casa Santo (sem muito destaque, com exceção de um excelente atendimento das garçonetes brasileiras).
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (7)
Lourdes Dias
06 fev 2016Adoro ler todos os comentários que fazem. Aumentam nosso conhecimento. Estive aí em 2014. Amei.!!!
saulo leal
08 set 2014Lindo demais…
Pedra Bemvinda Carvalho Salomão
09 jul 2014Adorei tudo que li e vi sobre Lisboa. Em setembro irei visitar Portugal. Agradeço pela oportunidade.
Nelson
26 maio 2014Estive em Lisboa em 2013, adorei a capital portuguesa. O bairro de Alfama e muito romantico por sinal. Otimas casas onde se houve o canto de Fadas. As diversas igrejas formam um lindo cenario do bairro mais antigo de Lisboa. Nao pode deixar de elogiar a deliciosa bacalhoada no centro do Rossio. Vale a pena conhecer Lisboa
Helia
28 jun 2013Acabei de chegar de Lisboa. amei a cidade…
ana maria
30 ago 2011EM OUTUBRO DE 2010, ESTIVE EM LISBOA, FUI NO BAIXO CHIADO ACHEI A CIDADE FANTASTICA LINDA E MUITO ROMANTICA, TIREI LINDAS FOTOS INCLUSIVE NA ESTATUA DE FERNANDO PESSOA.
Catiane Oliveira
03 jan 2011Ameiiii!!! Poxa, deu até saudade…
O Bairro Alto lembra muito o Pelourinho…Se vê de tudo a noite…
A praça do comércio é muito linda….
E minha diverção no final de semana era ir ao Parque das Nações. (P.S: faltou a ft típica das bandeiras =] ) É muito massa o oceanário, ne?!?!
Estou adorando, Quinho!!!
beijao