Óbidos, Alcobaça e a história de Inês de Castro
- 2597 Views
- joaquimnery
- 29 de janeiro de 2011
- 4
- Destaques Europa Portugal
25 de junho de 2006
Começamos a viagem pelo interior de Portugal. O roteiro previa seguirmos para norte até a Espanha, onde entraríamos pela Galícia com destino a Santiago de Compostela. Saindo de Lisboa seguimos pela região de Estremadura até a charmosa cidade murada de Óbidos.

Óbidos é uma cidadezinha encantadora, totalmente cercada de muralhas do século XIV. Foi um presente do Rei Dinis a sua esposa, Isabel de Aragão. A cidade está bastante preservada e possui inúmeras ruas estreitas totalmente tomadas por lojas de artesanato, restaurantes e pousadas.

A entrada em Óbidos se dá pela Porta da Vila com um excelente painel de azulejos portugueses na parte interna.

O Castelo, hoje transformado em pousada domina a colina mais alta da cidade. Perto dali a Igreja de Santa Maria foi testemunha do casamento do futuro rei Afonso V, que se casou com a sua prima Isabel, quando ele tinha 10 anos e ela 8.


Saímos de Óbidos e seguimos pelas excelentes estradas de Portugal em direção a Alcobaça, cuja maior atração é o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Possui uma arquiterura medieval simples, mas impressiona pela grandiosidade.

É no Mosteiro de Alcobaça que está o tumulo de Inês de Castro e do Rei Pedro. Pedro era apaixonado por Inês, mas por acordo político foi obrigado a casar com Constança, a princesa de Castela. Quando Contança morreu Pedro foi viver com Inês em Coimbra. O rei Afonso IV, pai de Pedro, com receio da família de Inês, mandou matá-la. Quando o rei Afonso morreu, Pedro mandou matar os assassinos de Inês, exumou o seu corpo, a fez rainha e obrigou a corte a ajoelhar-se a sua frente e beijar a mão de Inês, já decomposta. Foi dessa história que surgiu a expressão: “Agora é tarde. A Inês é morta”.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
Claudia Martins
01 dez 2017Gostei muito ! Valeu
joaquimnery
21 maio 2017Olá Lúcia,
Claro que dá. Só não sei se vale a pena. De Óbidos para Alcobaça são apenas 42 km. Você vai gastar aproximadamente R$50,00, mas a viagem pode demorar muito e você não aproveitar tanto. O ideal é pegar um táxi em Óbidos até Alcobaça, ou se preferir alugar um carro por apenas um dia. Acho que essa é a forma mais barata e que lhe permitirá aproveitar mais.
Espero ter te ajudado.
Um abraço.
Joaquim Nery
Lucia Souza
18 maio 2017Ola , bom dia
Em Setembro vou a Portugal e gostaria de conhecer Óbidos. Partindo de Lisboa ja sei como chegar de ônibus.
Minha duvida é como ir a Alcobaça partindo de Óbidos???
Eu consigo fazer as duas cidades no mesmo dia?
Obrigada
Catiane Oliveira
01 fev 2011Poxaa, Quinho, queria tanto ter conhecido Óbidos. Pelo menos por aqui fico sabendo de algumas curiosidades! =)
beijaooooo