Batalha, Fátima e Coimbra
- 2365 Views
- joaquimnery
- 7 de fevereiro de 2011
- 3
- Destaques Europa Portugal
Quando saímos de Alcobaça, seguimos até a cidade de Batalha, que tem seu nome em homenagem à batalha de Aljubarrota, no século XIV, que garantiu a soberania portuguesa sobre os invasores espanhóis da época.

A visita a Batalha se justifica pela visita à abadia de Santa Maria da Vitória, considerada uma obra prima da arquitetura gótica portuguesa.

Depois de Batalha, seguimos para Fátima, o maior centro de peregrinação de católicos em Portugal. Nos dias 12 e 13 de maio, uma multidão de peregrinos, do mundo inteiro vem a Fátima para comemorar a aparição da Virgem Maria aos Três Pastorinhos em 1917.

O Santuário de Fátima é gigantesco e suporta milhares de visitantes todos os dias. Demonstrações da fé católica estão presentes a todo momento.
Saímos de Fátima e seguimos viagem até Coimbra, que seria o local de dormida após um dia puxado de viagem.

Coimbra já foi sede do governo português, mas se tornou mundialmente famosa por possuir a mais antiga universidade de Portugal e uma das mais ilustres do mundo. A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 por D. Dinis, possui diversos cursos, porém o de direito é o mais famoso.

A Universidade funciona no antigo Palácio de D. Afonso desde o século XVI. Um dos destaques da Universidade é a Biblioteca Joanina, construída no século XVIII e que possui mais de 300 mil livros.

A cidade fica às margens do Rio Mondego e possui colinas que caracterizam uma Cidade Alta e uma Cidade Baixa, como Lisboa e Salvador. No alto fica a parte histórica com a Universidade, as catedrais e o museu.

Na cidade, os monumentos e a arquitetura antiga contrasta com a grande quantidade de Jovens nas ruas, em função da Universidade.


Nesse dia assistimos, num restaurante charmoso, com estudantes brasileiras como garçonetes, ao fantástico jogo Portugal 1×0 Holanda, com 4 expulsões e uma vitória na garra do time de Portugal. Dois heróis brasileiros no jogo (Felipão e Deco). Após o jogo Coimbra e Portugal inteira entraram em festa e êxtase. Foi o jogo da Copa de 2006.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (3)
joaquimnery
08 fev 2011Olá Vivi. Adorei você prestigiando o meu blog
Catiane Oliveira
08 fev 2011Eii Quinho,
Não vou mentir, queria ter visto mais fotos de Fátima, apesar de que, tenho milhares. Como sou devota dela, foi o lugar que me tocou mto….
Mas está sendo um prazer saber a parte de Portugal que não consegui conhecer!
P.S: Belas fotos!
beijosss
Viviane Noguerol
08 fev 2011Quinho,
Quando fui a Batalha fiquei encantada com a abadia de Santa Maria da Vitória, com a riqueza da sua fachada e quando entramos nos sentimos pequenos porém abaçados. Momento mágico! Já em Óbidos a sensação é de ter voltado no tempo ou estar num filme de época. Coimbra eu não conheci. Eu amei Portugal!!! Beijinhos pra Moniquinha e Joaquinzinho.