Verão e festa em São Petersburgo
- 1208 Views
- joaquimnery
- 15 de agosto de 2016
- Destaques Europa Rússia
25/06/2016
Chegando a São Petersburgo
Chegou o dia de deixarmos Moscou para trás. Seguimos para a estação, onde pegamos um trem para São Petersburgo. Nesse momento, aconteceu um primeiro stress na viagem. Dr. Eduardo Nery quase foi impedido de embarcar, pois o número do passaporte que constava na passagem do trem não coincidia com o número real. Depois de muita argumentação e da interferência do guia da Special Tours, deu tudo certo e seguimos para São Petersburgo, numa viagem de três horas. Chegamos a São Petersburgo e fomos nos hospedar no Hotel Holliday inn, muito bem localizado e com um bom serviço, ao lado do Arco de Moscou, na entrada da parte central da cidade.

Nos alojamos no hotel e decidimos seguir para o centro de São Petersburgo. Saímos para a cidade em busca da Nevskiy Prospekt, a principal avenida do lugar. Foi muito fácil seguir de metrô, havia uma estação ao lado do hotel e pegamos informações consistentes. Ao contrário de Moscou, o metrô de São Petersburgo possui sinalização em alfabeto latino, o que facilita o acesso.

Os recepcionistas do hotel não recomendaram a ida até o centro da cidade naquela noite, pois haveria uma grande festa de jovens, que estavam comemorando o final do ano letivo. Segundo ele seria uma festa de muitas bebidas e o clima estaria muito tenso. Decidimos arriscar e adoramos.

A Avenida Nevskiy
Quando chegamos à Nevskiy Prospekt, a rua estava em festa. Era a comemoração da graduação da High School. Mais de 100 mil pessoas, circulavam pelas ruas e faziam festas para todos os lados.

Músicos e artistas de rua atraiam multidões. Chamou a atenção um grupo muito jovem tocando música clássica para a multidão, como se estivessem num show de pop rock.

Na São Petersburgo, que foi capital da Rússia Imperial, e que era a segunda cidade mais importante da União Soviética comunista, ficamos surpresos por ver ruas privatizadas para comemorar uma festa escolar. Só entrava na festa quem tinha ingresso.

A Avenida Nevskiy é a mais importante artéria da cidade. Aí estão os principais marcos de São Petersburgo. É um resumo da história da era dos Czares e um resumo dos cafés e butiques que inundam a moderna São Petersburgo. É um pouco da vida social da cidade, desde o século XVIII.

A Nevskiy está para São Petersburgo, como a Champs Elysées está para Paris. É o ponto de partida ideal para explorar a cidade. Alguns dos principais pontos turísticos de São Petersburgo estão na Nevskiy ou nos seus arredores.

A avenida possui 4,5 km de extensão e estava completamente lotada e as pessoas não paravam de chegar. Durante o regime comunista a Nevskiy perdeu o brilho, mas agora voltou a ser como no início do século XX.

A Avenida foi o eixo central do planejamento urbano que levou à fundação de são Petersburgo, pelo Czar, Pedro, O Grande. Palácios, monumentos e prédios históricos compõem a estrutura da Avenida.

Jantamos no excelente restaurante Asia, do Hotel Europa, um dos mais exclusivos da Nevskiy. Ficamos na varanda externa, ao lado da calçada e não imaginávamos que o restaurante seria tão bom. Foi coincidência, mas adoramos.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.