ISRAEL, JORDÂNIA E EGITO, UMA JORNADA COM A VIA ALEGRIA
06 e 07 de abril de 2019
Preparamos essa viagem com a Via Alegria (www.viaalegria.com.br), para realizar três sonhos numa mesma jornada. O primeiro seria conhecer Israel e fazer uma imersão na história que levou ao surgimento do cristianismo. Seguimos os passos de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até a sua morte e ressureição. A história de Jesus está interligada à história do povo hebreu e, portanto, aos tempos de Abraão e Moisés.

O segundo sonho seria conhecer a Cidade Perdida de Petra, na Jordânia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Descobrimos que a Jordânia tem muito mais atrativos e o país não se resume apenas a Petra. A moderna capital, Amã, o Deserto de Wadi Arum e as praias de Aqaba no Mar Vermelho completam as atrações da Jordânia.

O terceiro sonho foi conhecer o Egito através de um Cruzeiro pelo Rio Nilo e fazer uma imersão na sua história, cultura e mitologia, encerrando com a cidade do Cairo e as Grandes Pirâmides de Gizé.

Saímos de Salvador para Tel Aviv, pela TAP, num voo com escala em Lisboa. Foram 8 horas até Lisboa, 2 horas de conexão e mais 5 horas de voo até Tel Aviv. Chegamos a Tel Aviv à noite e ficamos hospedados no Hotel Grand Beach, um hotel antigo, grande e que precisa de uma boa reforma. Bem localizado, perto da praia e de áreas movimentadas, com muitas opções de restaurantes bares e outros serviços nos arredores. Como chegamos tarde da noite, não encontramos mais restaurantes abertos. A cidade que nunca dorme, estava dormindo, a solução foi uma pizzaria próxima do hotel, onde começamos a sentir o clima de Tel Aviv.

Tel Aviv é a segunda maior cidade de Israel, possui aproximadamente 500 mil habitantes. Está inserida numa região metropolitana com mais de 3 milhões de habitantes. É reconhecida como capital por muitos países do mundo, mas não por Israel, que dá essa função a Jerusalém. É uma cidade moderna, jovem, famosa pelas baladas que atrai gente do mundo inteiro. O turismo de festa de Tel Aviv é muito forte e destaca-se o público LGBT.

A cidade fica na margem do Mar Mediterrâneo e isso contribui para o clima descolado e animado de Tel Aviv. É apelidada de, a cidade que nunca dorme, em função da vida noturna agitada.

A cidade é o centro financeiro e capital comercial do país e um dos mais importantes do Oriente Médio. Foi a primeira cidade judaica a ser estabelecida no território onde hoje é Israel, nos tempos modernos. Fundada em 1909, no início do século XX, nos arredores de Jafa, a quem se uniu depois. A cidade se chama Tel Aviv-Jafa.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Anônimo
04 maio 2019Grata por estes valiosos documentos da história da humanidade.
Cumprimentos.