A caminho da Rota Jardim
- 668 Views
- joaquimnery
- 17 de janeiro de 2021
- África África do Sul Super Destaque
A estrada para Wilderness
29 de junho de 1995
Estávamos na Cidade do Cabo, na África do Sul. Saímos do hotel às 9h, com destino a Wilderness, numa van comandada pelo nosso guia/motorista Carlos. A viagem foi bastante cansativa, cerca de 500 km, que percorremos ao longo de 10 horas de estrada. O que vimos de mais importante foram os campos cultivados e as fazendas de criação com destaques para ovinos e bovinos. As estradas são excelentes e muito bem conservadas.

A estrada segue o caminho que vai dar na Garden Route (Rota Jardim), uma via panorâmica que é um dos principais destinos turísticos da África do Sul, mas que ficaria para os dias seguintes. Os lugares mais bonitos por onde passamos foram: Gordon’s Bay, há uma hora da saída de Cape Town. É quase um subúrbio charmoso da cidade e Hermanus Bay, há 120 km de Cape Town, famosa por ser o principal destino de avistagem de baleias jubarte da África do Sul.

Fizemos uma viagem panorâmica, com poucas paradas para “esticar as pernas” e tirar algumas fotografias. Paramos para almoço num restaurante português, na localidade de Swellendam, a 220 km de Cape Town e seguimos viagem até o hotel Holliday Inn de Wilderness. Chegamos por volta das 19h.

Wilderness é uma pequena cidade litorânea, no início da Rota Jardim, faz parte da Garden Route National Park. Depois de um bom banho, fomos para um bar charmoso, em estilo irlandês, que ficava no próprio hotel e jantamos no restaurante ao lado do pub.

As Cango Caves
30 de junho de 1995
Estávamos hospedados em Wilderness, na região da Rota jardim, na África do Sul. Saímos pela manhã e seguimos viagem em direção a Oudtshoorn, a capital mundial do avestruz, passando por uma estrada muito bonita que atravessa as Montanhas Outeniqua, até chegar ao vale do Pequeno Karoo, situado entre as Montanhas Outeniqua e as Montanhas Kammanassie. Oudtshoorn fica próximo à Garden Route e por isso costuma ser visitada por aqueles que fazem o percurso pela famosa estrada panorâmica da África do Sul.

Fizemos uma primeira parada nas Cango Caves, na base das Montanhas Swartberg, perto da cidade de Oudtshoorn, a mais famosa formação de cavernas da África do Sul. Possui formações calcárias muito bonitas com pinturas rupestres feitas pelos bosquímanos, há mais de 80 mil anos e estruturas geológicas espetaculares, com estalactites e estalagmites, colunas, etc.

A caverna que possui 4 km de túneis que podem ser visitados, atrai visitantes do mundo inteiro. Todo o seu interior é iluminado e as colorações naturais são deslumbrantes, com cores diversas. Cada formação é batizada com um nome próprio. Torre de Piza, Chorões, etc.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.