O Pequeno Karoo, na África do Sul
- 1270 Views
- joaquimnery
- 21 de janeiro de 2021
- África África do Sul Super Destaque
30 de junho de 1995
O Crocodile Ranch
Estávamos na região da Rota Jardim, no extremos sul da África do Sul. Após a visita às Cango Caves seguimos para o Crocodile Ranch, uma fazenda experimental transformada num parque de diversões para interação com vida animal, onde são criados crocodilos, jacarés e guepardos, além de possuir um pequeno jardim zoológico, com leões, pumas, etc.

A fazenda originalmente criava crocodilos para vender com fins diversos. A partir da década de 80, começou a ser transformada num grande centro de lazer e entretenimento. O crocodilo-do-nilo é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o crocodilo-de-água-salgada. Os machos podem chegar a 5 metros de comprimento.

Uma das experiências que vivenciamos aí, foi a possibilidade de fazer fotos com os guepardos (chitas). Entramos num cercado onde ficam os animais e podem ser tocados, pois convivem com os humanos desde o seu nascimento. Os animais foram pegos em condições de vulnerabilidade, ou nasceram aí e passam por períodos de recuperação até que possam voltar a viver nos ambientes das savanas.

O guepardo ou chita é um felino comum nas savanas africanas que fisicamente se parece bastante com o leopardo, mas com algumas características bem diferentes. Ao contrário dos leopardos, os guepardos, raramente sobem em árvores, preferem caminhar pelas savanas e costumam dormir sobre pequenas elevações, como formigueiros, de onde possam observar ao redor e se proteger de inimigos naturais.

As chitas têm uma cabeça pequena e aerodinâmica, além de pernas longas e uma coluna vertebral flexível. A sua grande cauda serve para dar estabilidade nas curvas. Tudo isso contribui para que eles tenham uma velocidade excepcional, sobretudo quando estão em perseguição às suas presas.

O guepardo é um predador que usa como estratégia principal a sua alta velocidade na perseguição à presa. Consegue alcançar até 115km/h. É considerado o mais rápido dos animais terrestres. A grande velocidade do guepardo se dá em corridas curtas, de até 500 metros, portanto para ter sucesso na sua caçada ele precisa se aproximar bastante da presa.

Oudtshoorn, a capital mundial do avestruz
Depois do Crocodile Ranch seguimos para a fazenda de avestruzes Highgates, onde fomos guiados pelo André, um camaronense que falava português. Toda a região do Pequeno Karoo, onde fica Oudtshoorn dedica-se à criação de avestruzes e as fazendas da região costumam receber turistas do mundo inteiro. Nos entornos da cidade fica a maior população destes animais que existe no mundo.

A Highgates Ostrich Show Farm possui uma programação completa para turistas, que consiste em alimentar os animais, participar de uma corrida de avestruzes, visitas aos ninhos e às áreas de produção de artesanatos que usam as penas e ovos das avestruzes.

Almoçamos na fazenda e é claro que o cardápio era todo à base de avestruz. Comemos patês, omeletes e carne de avestruz. Após o almoço fizemos um passeio pela fazenda onde visitamos a fábrica de plumas, a chocadeira industrial e os cercados onde são criados os animais.

Durante o passeio montamos nos animais e tivemos uma pequena experiência de como é “cavalgar” uma avestruz. Visitamos os ovos nos ninhos para sentir a resistência deles e ainda assistimos a uma corrida de avestruzes com alguns trabalhadores da fazenda.

O avestruz é a maior ave existente no mundo. Alguns machos podem chegar a 150kg e 2,7m de altura. Os machos têm plumagem preta e as fêmeas cinzas. Os avestruzes não voam, mas correndo podem chegar a 80km/h.

Saímos da Fazenda Highgates e voltamos pelo Passo de Outeniqua, uma estrada que corta as montanhas dessa região da África do Sul, até a cidade de George, a maior da região da Rota Jardim, onde fizemos uma visita panorâmica à cidade, com direito a conhecer a “Árvore Escravo”. Um antigo carvalho gigantesco cuja fama vem do fato de ter uma grande corrente com cadeado saindo do seu tronco. Voltamos para o hotel em Wilderness, onde estávamos hospedados.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.