O PRIMEIRO SAFARI EM BOTSWANA – mar/2012
- 1264 Views
- joaquimnery
- 9 de abril de 2012
- Botswana
Nesse primeiro safari que fizemos, o destaque ficou para os pássaros. Bastante coloridos, vimos muitos. Na saída do Acampamento Chitabe Lediba passamos por uma família de babuínos, alguns kudus, vimos os storkes mais uma vez.

Dentre os melhores momentos da tarde, encontramos um grupo de girafas, com uma girafa bebê de aproximadamente um mês de vida. Ainda estava com o cordão umbilical pendurado. As girafas nascem com aproximadamente 1,7m de altura e podem chegar na fase adulta a até 6m. Essa girafinha da foto, tinha aproximadamente 2 meses de idade.

A região do Delta do Okavango tem uma variedade e quantidade de pássaros enorme. Para nós fica difícil compreender sobre eles, pois não sabemos os nomes em português. Chama a atenção um pássaro multicolorido comum a boa parte do continente africano, o rolieiro-do-peito-lilás.

Na região do Acampamento Chitabe Lediba, a quantidade de pássaros é enorme. O Martin-pescador que paira no ar como um beija-flor e depois mergulha rapidamente para pescar com uma precisão de águia.

Depois avistamos um grupo de aves de pernas longas que deram um show na beira do lago, num incrível balé bem organizado.

Passamos também por um grupo de impalas. As impalas são antílopes comuns no sul da África. Correm até 60 km/h e podem saltar até 6m, quando fogem dos predadores. As fêmeas não têm chifre. Um grupo de fêmeas vive com apenas 1 macho e é muito comum encontrarmos grupos de machos solteiros vivendo juntos.

No final da tarde paramos na beira de uma lagoa para brindarmos a tarde. Descemos do carro e ficamos observando os hipopótamos, que de vez em quando nos ameaçava mostrando os dentes. Os hipopótamos ficam dentro d`água durante todo o dia, mas à noite saem para comer. Pastam no capim em volta das lagoas. Estávamos atrapalhando a sua rotina e eles reclamaram.

Na volta para o hotel, o Land Rover furou o pneu. Já era noite e vivemos momentos de emoção, pois tivemos que trocar o pneu no meio do mato e no escuro. Tensos com medo da vida selvagem ao nosso redor.

Voltamos para o hotel e à noite nos reunimos em torno de uma fogueira para o jantar do camping. Cada um contava as suas histórias e comemoramos o nosso primeiro safari em Botswana.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.