Little Kulala, o primeiro acampamento da Namíbia
- 1265 Views
- joaquimnery
- 19 de maio de 2012
- 1
- África Destaques Namíbia
Março de 2012
Pegamos um voo em Windhoek, direto para Sossusvlei, o deserto das dunas vermelhas, considerado o mais antigo deserto do mundo. O conjunto de dunas Sossusvlei faz parte do Parque Nacional Naukluft, que por sua vez é parte do Deserto da Namíbia.

A costa da Namíbia é banhada pela Corrente Fria de Benguela, que sai da Antártida e passa pela costa ocidental do continente africanos, diminuído a umidade dessa região. Na Namíbia ela ajuda a formar um grande deserto litorâneo.

No voo para Sossusvlei, sobrevoamos boa parte da Namíbia. Um território ondulado, montanhosos e bastante árido. As imagens lá de cima eram, ao mesmo tempo “dramáticas” e belas.


Na região de Sossusvlei, ficamos hospedados do Acampamento Little Kulala, que também, assim como os da Botswana, é uma concessão da Wilderness Company, uma fundação internacional de preservação da vida selvagem na África, que é mantida pela “Puma”, a mesma marca de produtos esportivos.

De todos os acampamentos que ficamos, o Little Kulala, apesar de ficar no meio do deserto, é o que tem a melhor estrutura.

Uma pequena fonte artificial, que serve como bebedouro, fica perto da varanda do restaurante do acampamento. Atrai animais para beber água e servem para boas fotos dos visitantes.

Diferente dos outros Acampamentos, o Little Kulala possui uma estrutura edificada, mais parece um pequeno lodge. O funcionamento, porém segue as mesmas regras dos outros acampamentos que tivemos em Botswana.

Logo na chegada, o que mais nos impressionou na Namíbia, são as cores fortes que a natureza imprimiu aqui. Um paraíso para a fotografia. Para todos os lados, as cores são vibrantes. O céu azul, a vegetação amarela, as dunas vermelhas, tudo com tons muitos fortes.

Saímos à tarde para conhecer o Sossus Canyon, na entrada do Sossus Oásis. Um parque nacional, onde a principal atração é um canyon, com aproximadamente 35m de profundidade, que comprova a idade geológica do Deserto da Namíbia, considerado o mais antigo do mundo.

Descemos no interior do canyon.

Na volta para o Little Kulala choveu forte, em pleno deserto, mas não atrapalhou o belo pôr-do-sol, que aqui na Namíbia tem um colorido especial.


Jantamos no acampamento, onde o grupo de apoio local fez uma festa para os hóspedes.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
las artes
23 maio 2012Mesmo assim, há muita vida no Namibe: vivem lá por exemplo a cobra-do-deserto , o elefante-africano , o inseparável-de-faces-rosadas , e algumas espécies de lagartos, entre outros animais que conseguem sobreviver a este clima quente.