Rumo às dunas de areias vermelhas de Sossusvlei
- 2868 Views
- joaquimnery
- 21 de maio de 2012
- 1
- África Destaques Namíbia
Março de 2012
Saímos pela manhã bem cedo rumo às dunas de areia vermelha de Sossusvlei era o destino mais esperado nessa primeira parada na Namíbia. No caminho vimos o nosso primeiro Orix, um antílope comum nessa região do Deserto da Namíbia.

Fizemos uma primeira parada para que Willen (o nosso guia), nos explicasse um pouco sobre a vida no deserto. O Deserto da Namíbia reúne uma grande quantidade de animais perfeitamente adaptados a essa condição de aridez.

Pela manhã, nas dunas, existe uma grande quantidade de pegadas, de animais diversos: répteis, pequenos roedores, aves, aranhas, serpentes, etc., perfeitamente adaptados à vida no deserto. Willen comparou as pegadas nas dunas a um jornal, onde as notícias estariam ali impressas, contando um pouco do que aconteceu na noite anterior.

Ao avistar pegadas de aranhas ele começou a cavar a areia até encontrar um ninho de aranha do deserto. Retirou a aranha principal para nos mostrar.

A areia das Dunas de Sossusvlei fazem um caminho incrível para chegar até aí, realizando combinações de vários agentes exógenos de transporte sedimentar. Se originam no Deserto de Kalahari, em Botswana, são transportadas por rios na direção sul até serem despejadas no Rio Orange, que faz divisa entre Botswana e África do Sul.

Daí seguem pelo Rio Orange até o mar. No mar, as areias do Kalahari pegam carona da Corrente Marítima de Benguela e seguem em direção ao norte da Namíbia, onde o mar despeja os sedimentos na praia. Da praia, as areias são transportadas pelo vento até o sul da Namíbia, onde são despejadas na região do Parque Nacional de Naukluft, onde ficam as dunas de Sossusvlei.

As dunas maiores podem chegar a 350m de altura, algo como um Pão de Açúcar. Um dos prazeres dos visitantes da região é subir as dunas e depois descer correndo.

O melhor momento para visitarmos as dunas é pela manhã bem cedo, para pegarmos o nascer do sol. É incrível o contraste de cores que se forma nas dunas ao amanhecer. Um lado recebendo a forte iluminação e o outro ainda na sombra.

Na região de Sossusvlei, as dunas estão dos dois lados de um vale bem aberto, que se manteve ao longo do tempo geológico pela existência ocasional do Rio Sossus, um rio temporário.
Chegamos na nascente dos rios e paramos para uma caminhada pelo deserto e pelas dunas. O sol era intenso e a caminhada difícil, mas chegamos no Vale da Morte.

O Vale da Morte é uma depressão no meio das dunas, onde aparecem uma grande quantidade de árvores mortas, algumas com mais de 600 anos.

A visão do Vale da Morte é dramática e vale o esforço que é chegar até aqui.


Voltamos do Vale da morte e fomos até o local onde o Rio Sossus se origina, onde paramos para um lanche e daí voltamos para o Acampamento Little Kulala.


- Acampamento Little Kulala
- Aranha
- Aranha do Deserto
- África
- Botswana
- Corrente de Benguela
- Deserto da Namíbia
- Deserto de Kalahari
- Deth Valey
- Dunas de Sossusvlei
- Dunas Vermelhas
- Joaquim Nery
- Land Rover
- Little Kulala
- Mônica
- Namíbia
- Nery
- Orix
- Parque Nacional Naukluft
- Quinho
- Rio Orange
- Rio Sossus
- safari
- Safari Fotográfico
- Sossusvlei
- Vale da Morte
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Oliva Silva
27 mar 2015Fico fascinada com as publicações fantásticas dos lugares visitados pelo Sr. Joaquim Nery, é como estivesse lá também.